Na ocasião, o titular da SSP e outras personalidades foram agraciadas com Medalhas Cinquentenários do CFAP.
A Escola Superior de Sargentos (ESSgt) da Polícia Militar realizou, nesta quinta-feira (3), solenidade em comemoração aos 83 anos de existência da unidade. O secretário da Segurança Pública, general João Camilo Pires de Campos, participou da cerimônia.
A unidade foi criada em 1936, como Batalhão de Guardas. Em 1970 o então BG passou a se chamar Escola de Formação e Aperfeiçoamento, em 1974 mudou seu nome para Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) e em 2008 passou a se chamar ESSgt.
“As instituições policiais e militares têm um perfeito sistema de educação e cultura. Nós formamos, aperfeiçoamos e pós graduamos em um processo denominado ‘educação continuada’ e isso está absolutamente materializado nessa escola”, afirmou o general Campos.
Com a missão de formar profissionais bem preparados e qualificados, a instituição é a única escola de formação de sargentos na América Latina que possui os certificados ISO 9000 e 1400, sendo a responsável pela formação de todos os sargentos no Estado de São Paulo.
Medalha Cinquentenário do CFAP
Durante a solenidade, houve a outorga de 59 Medalhas Cinquentenários do CFAP a personalidades civis e militares que contribuíram ou prestaram serviços relevantes ao longo da história da instituição. O general Campos foi um dos agraciados com a honraria.
“A medalha diz a cada um que a recebeu o contexto de porque a recebeu e como deve valorizá-la. Ela tem no seu frontispício um elmo, que significa o combate nosso de cada dia com relação ao crime e à proteção da sociedade”, destacou o titular da pasta.