Escorpião aparece em sofá e causa pânico em moradores

PUBLICIDADE

Por meio de nota, a administração municipal informou que realizou uma ação em 20 de fevereiro, ou seja, há 23 dias.

Moradores de um condomínio em Bertioga, no litoral de São Paulo, estão preocupados com a aparição de dezenas de escorpiões. Três moradores do prédio já foram picados pelo inseto. Mesmo após a fiscalização da Diretoria de Vigilância em Saúde da Prefeitura Municipal, os animais continuam sendo encontrados. Uma moradora chegou a registrar, nesta semana, um escorpião no sofá de seu apartamento.

A moradora Rosemeire Santos disse que, durante a noite da última quinta-feira (14), se deparou com um dos escorpiões no banheiro do apartamento, localizado no terceiro andar do condomínio Cacique Cunhambebe, no bairro Jardim Rafael. Ela afirma que capturou o animal e vai encaminhá-lo às autoridades.

“Eu fiquei apavorada, mas consegui prender o escorpião em um pote. Agora, estamos levando ele para a Vigilância, pois não é a primeira ou a segunda vez que isso acontece. É um problema constante”, desabafa.

Ela diz que, mesmo após prender o animal, ficou preocupada. “Eu não consegui dormir a noite, fiquei com medo de aparecer outro. É um sentimento horrível, ainda mais que eu moro com meu esposo e meu pai, que tem 83 anos. E, não é só aqui, outros vizinhos também já reclamaram, pessoas que têm crianças, animais de estimação, é muito preocupante”, falou.

O síndico do condomínio, Antonio dos Santos Santana, conta que algumas medidas estão sendo tomadas para tentar resolver o problema. “Atualmente, estamos limpando a laje dos prédios, onde os encanamentos ficam abertos e possibilitam a entrada dos escorpiões. Além dos canos, a sujeira também está sendo removida. Contratamos uma equipe para realizar o serviço”, reforça.

Segundo ele, os moradores relatam que os animais aparecem, principalmente, no banheiro e nas áreas de serviço, onde há ralos e os animais podem entrar. “Temos essa preocupação pois há crianças brincando em várias áreas do condomínio e acabam ficando desprotegidas. Realizaremos também uma dedetização para remover tanto os escorpiões quanto as baratas que atraem eles”, afirmou Santana.

Por meio de nota, a administração municipal informou que realizou uma ação em 20 de fevereiro, ou seja, há 23 dias, quando foram encontrados três escorpiões vivos. Na ocasião, a Prefeitura Municipal informou que não dispunha de veneno suficiente para exterminar os escorpiões e os moradores foram orientados a evitar as baratas, alimento dos aracnídeos.

A administração municipal informou ainda, nesta sexta-feira, que tomou conhecimento das novas aparições de escorpiões no condomínio e que a Diretoria de Vigilância em Saúde planeja uma nova ação de fiscalização e conscientização no local, ainda sem data definida.

Em caso de picada de escorpião, a população deve procurar imediatamente o Pronto Socorro Municipal. Se for possível a captura do animal, o mesmo deve ser encaminhado ao Centro de Controle de Zoonoses, para análise da espécie.

PUBLICIDADE
PLÍNIO DPVAT