Especialista dá dicas de como identificar no supermercado quais ovos estão bons para o consumo

PUBLICIDADE

Miguel da Silva afirma que é preciso prestar atenção no cheiro e se a casca tem alguma ruptura; especialista ainda traz orientações para fazer o tradicional ovo cozido.

Você sabe como identificar quais ovos estão bons para o consumo? Acredito que a maioria dos nossos leitores disseram não! O especialista em ovos, Miguel da Silva, preparou algumas orientações.

Ele afirma que é importante optar sempre por ovos mais novos. Por isso, é fundamental sempre observar a data de validade do produto. Ele também ensina a fazer um teste com um copo cheio de água para verificar se o ovo é novo ou velho. “Se um ovo boiou na posição vertical, ele está indicando para o consumidor que é mais envelhecido. Não significa que é impróprio para o consumo, muito pelo contrário”, explica.

Segundo ele, o consumidor deve estar atento às alterações de cheiro e se a casca tem ruptura. Caso não apresente nenhum desses sinais, ele está próprio para o consumo. O ovo mais novo vira na horizontal e afunda. “Boa parte dos consumidores não observa a posição do ovo no estojo. É importante que este ovo esteja com a parte mais fina para baixo, que é a posição correta”, diz o especialista.

Dicas para fazer ovo cozido

Por fim, Silva ainda dá dicas para fazer o tradicional ovo cozido. “Coloque o ovo na água ainda fria e aguarde a água entrar em ebulição. Aí você desliga a chama do fogão”.

De acordo com ele, é neste momento que o consumidor deve escolher como deseja comer. Para ovos mais moles: o alimento deve ficar de 3 a 4 minutos na água; Para gema um pouco mais firme: de 5 a 7 minutos; Para quem gosta de gema e clara mais dura: até 10 minutos.

PUBLICIDADE
PLÍNIO DPVAT