Denis da Silva, o “Mago dos Cachos”, mostra o passo a passo para seu cabelo cacheado estar sempre lindo
Quando o assunto é beleza, é comum desejarmos resultados rápidos. Mas, em se tratando de cabelos cacheados, é preciso paciência e cuidados especiais. Para esclarecer dúvidas das nossas leitoras sobre o tema, conversamos com o top cabeleireiro Denis da Silva, fundador da marca Deva Curl e profissional da Clínica dos Cachos, que deu dicas ótimas para as mulheres cacheadas e aquelas que querem assumir os cachos de vez.
CORTE
Na hora de cortar as madeixas, menos é mais. Se você está buscando deixá-las longas, deve cortar o mínimo possível, porque o cabelo demora para crescer. “Conforme as pontinhas vão sendo cortadas, os fios ganham oxigenação e vão ficando mais fortes. Eu diria que para a pessoa que tem um ‘supercacho’, o cabelo afro, um corte ou dois por ano já bastam. Para aquelas que têm o cabelo mais cacheado, três cortes são o suficiente. Já quem tem um cabelo ondulado, que pesa mais, o ideal é que faça 4 cortes”, explica o cabeleireiro.
Os cortes, segundo o profissional, devem ser feitos a seco. Isso porque, em uma só pessoa, é possível encontrar até dez tipos de cachos. “Se você molha e estica, quando os cachos secarem, cada um vai para uma direção, podendo causar buracos”, justifica.
DEPOIS DE ACORDAR
Se o seu cabelo é de médio ou longo comprimento, a recomendação é que, quando for dormir, você coloque o travesseiro na nuca e os fios para cima, evitando deitar com a cabeça em cima dos cachos. “Após acordar, um bom truque é colocar leave-in com água em uma bombinha e borrifar a mistura nos cachos sem colocá-los entre os dedos, apenas fazendo o movimento de amassar”, orienta Denis.
TOQUE FINAL
Saber usar o finalizador também é essencial para deixar os fios enrolados bonitos. “Não adianta impregnar o cabelo com muito produto, o resultado não será positivo, pelo contrário. Quem faz o cacho é a água: quando o cabelo está bem molhado, o cacho é perfeito. O finalizador é apenas para segurar o formato – e cada cabelo pede um produto específico”, esclarece.
A DIETA TAMBÉM CONTA
Sabia que o cabelo é composto por 90% de proteína? Então, se seus fios continuam ressecados mesmo com uma rotina intensa de cuidados, é provável que você não esteja consumindo quantidade suficiente do nutriente. “Não adianta ir até a farmácia e comprar um produto esperando que ele forneça proteína – ela só entra pela boca”, alerta o cabeleireiro.
Os outros 10% são água, parte do condicionamento natural do cabelo que fica na cutícula. Essa composição – da qual vitaminas e mineiras também fazem parte – é perdida com água do mar, sol e chapinha, por exemplo, mas pode ser recuperada com hidratações de qualidade.
+ CLIQUE AQUI E VEJA OUTRAS NOTÍCIAS