Estado de São Paulo terá quatro novos Baeps

PUBLICIDADE

As unidades especializadas serão instaladas no centro da Capital e nos municípios de São Bernardo do Campo, Presidente Prudente e São José do Rio Preto.

O governador João Doria e o secretário da Segurança Pública, general João Camilo Pires de Campos, assinaram nesta sexta-feira (08) decreto de criação de mais quatro Batalhões de Ações Especiais de Polícia (Baep) no Estado. As novas unidades serão instaladas na Capital, Grande São Paulo e Interior e deverão entrar em funcionamento na primeira quinzena de abril.

São Bernardo do Campo será a sede do 6º Baep, que atenderá todos os municípios da região do Grande ABC. O 7º Baep será instalado no centro da Capital e abrangerá a área do Comando de Policiamento de Área 1 (CPA/M1). O 8º Baep será criado em Presidente Prudente e o 9º em São José do Rio Preto, atendendo todos os municípios das respectivas regiões.

“Todos os policiais que vão atuar no Baep passarão por treinamento sob coordenação e aplicação do Comando de Policiamento de Choque, com padrão Rota, para o patrulhamento tático, gerenciamento de crise, negociações com reféns, busca e apreensão de artefatos explosivos, patrulha em locais de risco, ações táticas especiais, controle de multidões e policiamento em manifestações”, destacou Doria.

Serão aplicadas disciplinas específicas do treinamento das Rondas Ostensiva Tobias de Aguiar (Rota), 2º e 3º Batalhões de Choque, Comandos e Operações Especiais (COE) e Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate).

O secretário da Segurança Pública enfatizou a importância da criação dos novos Baeps. “É uma grande ideia porque são batalhões onde articulamos a força no Interior para reforçar as ações policiais. Cumprimento o governador porque exatamente na data em que completa 100 dias de governo estaremos com os Baeps treinados e preparados para atender a população bandeirante”.

“Os novos Baeps são um avanço institucional e do Estado de São Paulo e vêm para agregar ao atendimento de ocorrências de alto risco. Será feito um curso de sete semanas de nivelamento dos policiais e o objetivo é que tenhamos estruturas próprias no Interior para fazer frente a essas demandas”, afirmou o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Marcelo Vieira Salles.

Benefícios

Os comandantes da PM das regiões que serão agraciadas com os batalhões especializados também destacaram a importância da criação dos Baeps.

O coronel Ronaldo Gonçalves Faro, responsável pelo policiamento do Grande ABC, ressaltou que o Baep dará suporte ao comando regional. “É um aporte em termos de equipamentos na segurança pública que permitirá um serviço melhor para a comunidade do Grande ABC. Também fará frente aos crimes mais violentos, dando apoio aos batalhões, principalmente em problemas pontuais, como locais onde é necessário maior fiscalização e realização de operações”.

O comandante da região de São José do Rio Preto, coronel Rogério de Oliveira Xavier, afirmou que será um grande ganho para a segurança da população. “A criação do Baep representará um salto de qualidade no policiamento, com policiais selecionados e treinados pelo Comando de Choque”.

O responsável pelo policiamento na região de Presidente Prudente, coronel Adilson Luís Franco Nassaro, explicou como a unidade especializada dará suporte para a área que conta com uma concentração de presídios e faz divisas importantes com outros Estados, como o Mato Grosso do Sul e o Paraná. “A criação do Baep traz a certeza de que a população regional contará com o justo reforço do efetivo da Polícia Militar para atender as demandas da segurança pública local”.

“A criação do Baep no centro de São Paulo vai proporcionar que os batalhões territoriais atuem mais diretamente no policiamento preventivo enquanto essas unidades especializadas fazem operações especiais”, finalizou o comandante interino do policiamento da região central da Capital, tenente-coronel Larry de Almeida Saraiva.

Batalhões de Ações Especiais no Estado

Os Baeps foram criados para combater o crime de maneira mais ostensiva no Estado. Nas unidades especializadas, as equipes atuam de forma semelhante aos padrões do policiamento de Choque. Atualmente, há cinco Baeps distribuídos em Campinas, Santos, São José dos Campos, zona Leste da Capital e Barueri. A previsão é que os quatro novos Baeps passem a funcionar em meados de abril.

Juntas, essas unidades em 2018 foram responsáveis pela prisão e apreensão de 3.856 criminosos, pela recuperação 371 veículos e por tirar das ruas mais de 3,3 toneladas de drogas e 516 armas de fogo ilegais.

PUBLICIDADE
PLÍNIO DPVAT