Fase emergencial determina período de maior restrição no Estado, com fechamento de estabelecimentos e toque de recolher.
Começa na segunda-feira (15) a fase mais dura de medidas para conter o avanço do coronavírus no Estado de São Paulo. A fase emergencial do Plano SP, que deve durar até o próximo dia 30 de março, determina o fechamento de parques e praias, toque de recolher entre 20h e 5h, além de restrição em restaurantes e lanchonetes, que poderão apenas funcionar nos sistemas drive-thru e delivery.
Também haverá mudança no funcionamento das igrejas, que foram proibidas de realizar cultos e missas, porém, podem seguir abertas para atender aos fieis. Os supermercados devem seguir com os horários normais de funcionamento, mas o Governo de São Paulo recomendou que os funcionários tenham horários remanejados para utilizarem transporte público entra 9h e 11h.
As escolas estaduais também ficarão em recesso no período, com a permissão para alunos que precisam da merenda escolar. O Governo de São Paulo recomendou que as escolas municipais e privadas sigam a mesma medida.
Há ainda previsão para suspensão do futebol no Estado de São Paulo, paralisando o Campeonato Paulista. No entanto, o governador João Doria (PSDB), representantes de clubes e da Federação Paulista de Futebol ainda devem se reunir para possivelmente reverter o quadro.