“Estamos esquecidos aqui”, diz moradores de rua interditada há mais de um ano na região leste de Araras, SP

PUBLICIDADE

De acordo com Claudio de Souza, já foi aberta uma licitação e nos próximos dias as obras deverão ser iniciadas neste trecho.

Na tarde desta sexta-feira (16), um grupo de moradores do bairro Jardim Morumbi, região leste de Araras (SP), procuraram o site Repórter Beto Ribeiro indignagos com o problema que se arrasta por mais de um ano e vem prejudicando as família que residem da rua José Kauffmann. Assista ao vídeo clicando AQUI.

“Estamos esquecidos aqui Repórter Beto Ribeiro. Não vem um vereador, não vem o prefeito Pedrinho Eliseu que desfilava por essa rua na época da campanha eleitoral, pra resolver nosso problema. Desde o começo no ano de 2021 a rua foi interditada depois que um carro caiu dentro de um buraco enorme. Falaram que em poucos meses tudo estaria arrumado, e até agora nada disso aconteceu. O que fizeram foi tapar os buracos provisoriamente e isso já faz mais de um ano”, relatou um morador que pediu para não ser identificado.

Carro é ‘engolido’ por erosão em rua da região leste de Araras, SP  — Foto: Arquivo pessoal

Água parada nas valetas preocupa moradores

Ainda de acordo com uma outra moradora, além do transtorno da rua interditada e a falta de manutenção do local, nessa época de chuva nas diversas valetas abertas entre o asfalto e a calçada que também não existe, está empoçando muita água. Ela disse à nossa reportgem que teme pela dengue, pois tem cinco crianças pequenas em casa além de sua mãe que tem mais de 80 anos.

“Estamos com medo da dengue, eu já peguei o ano passado e sofri demais. Daí a prefeitura faz campanha pra população ter cuidado com água parada em casa, quando a própria administração não dá exemplo. Olha essa situação na frente da casa da minha vizinha, veja se não é uma pouca vergonha”, questionou a moradora.

A Vigilância Epidemiológica registrou três casos de dengue neste mês de maio em Araras: todos os pacientes contraíram a doença no próprio município. O índice é positivo e vem de uma queda nas estatísticas que certificam a eficácia na tomada de cuidados é essencial para frear a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

Em abril, uma análise de índice larvário (ADL) apontou queda de 1,4 para 0,4 no Índice do Breteau, que define a quantidade de insetos em fase de desenvolvimento encontrados nas habitações pela quantidade de total vistoriada. O Índice utilizado no Brasil para a determinação de infestação do inseto.

Água parada nas valetas preocupa moradores — Foto: Repórter Beto Ribeiro

O que diz a prefeitura

Diante da situação que nossa reportagem constatou no local, entramos em contato com a Secretaria Municipal de Planejamento, Gestão e Mobilidade, para saber o motivo da demora e se existe algum projeto em andamento para a recuperação asfáltica e demais melhorias no local, que inclusive está nascendo até mato na rua.

De acordo com Felipe Dezotti Beloto, já foi aberta uma licitação e nos próximos dias as obras deverão ser iniciadas em no máximo um mês. De acordo com o secretário, serão investidos mais de um milhão de reais para acabar de vez com esse problema antigo de drenagem.

“Estamos licitando a obra pra fazer os reparos e resolver de vez essa situação difícil, que se trata de um problema de drenagem antigo. Mais um mês , creio que iniciamos as obras. Serão investidos R$ 1.240.000,00 na recuperação desse trecho da rua”, afirmou Beloto.

Sendo assim, a população fica no aguardo até que realmente seja feito algo. Até agora a única solução para o problema foi esse monte de entulho que jogaram nos buracos, conforme foto tirada por nossa equipe no local.

“Estamos esquecidos aqui”, diz moradores de rua interditada há mais de um ano na região leste de Araras, SP — Foto: Repórter Beto Ribeiro

PUBLICIDADE
PLÍNIO DPVAT