Pesquisa foi realizada pela Universidade de Oxford e a Fundação Getulio Vargas.
Em entrevista à BBC Brasil, o professor Timothy J. Power, diretor do Programa de Estudos Brasileiros da Universidade de Oxford, diz que há “muitos partidos desnecessários no Brasil, em termos de representação ideológica”. Segundo ele e o professor Cezar Zucco, da Fundação Getulio Vargas (FGV), dois partidos seriam suficientes para representar a sociedade brasileira no Congresso Nacional.
Entre os meses de abril e setembro de 2017, os dois acadêmicos distribuíram a deputados e senadores um questionário com perguntas sobre diferentes temas, desde reforma política e aborto até economia e controle fiscal. Os índices irão para o chamado Brazilian Legislative Survey (BSL), que é realizado a cada quatro anos e tem como intuito entender as mudanças de pensamento do Congresso Nacional desde a redemocratização.
Com as respostas dos legisladores, os pesquisadores apontaram que 25 legendas com representação no Congresso têm posições parecidas. Logo, seria possível dividir esses partidos em dois grupos: um de centro-direita e outro de centro-esquerda.
Os pesquisadores mostram que o elevado número de partidos não se deve à tentativa de representar a diversidade de ideias do país, mas sim a estratégias políticas e interesses eleitorais.
Fonte: BBC Brasil
Aviso: Os comentários só podem ser feitos via Facebook e são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros, sendo passível de retirada, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.
Tem uma sugestão de reportagem? Nos envie através do WhatsApp (19) 99861-7717.