Explosão na Replan: Petrobras retoma 50% da produção na refinaria de Paulínia, SP

PUBLICIDADE

Informação foi divulgada no fim da tarde desta quinta-feira (6) após sindicato dos petroleiros relatar defeito em bomba da unidade de destilação.

A Petrobras divulgou nota no fim da tarde desta quinta-feira (6) confirmando a retomada de 50% da produção na Replan, a maior refinaria da empresa no Brasil. O sindicato dos petroleiros havia informado que uma bomba com defeito havia atrasado o cumprimento do cronograma estipulado pela empresa, que previa a retomada da capacidade até a quarta (5).

Segundo a empresa, “estão funcionando normalmente todas as unidades da Replan não afetadas pelo acidente do dia 20/8 com capacidade nominal correspondente a 50 por cento da total da Refinaria de Paulínia”.

Sobre o defeito apontado pelo sindicato da categoria (Sindipetro Unificado), a Petrobras afirma que a informação não procede, e diz que as “causas do acidente estão em apuração”. E acrescentou, ainda, que “o processamento de carga na Replan é feito atendendo a planejamento diário da empresa que considera o conjunto das unidades de refino da companhia”.

O acidente que gerou uma explosão seguida por um incêndio no dia 20 de agosto prejudicou a produção na refinaria. A Petrobras ainda não divulgou os prejuízos com operação e danos materiais.

A produção diária da Replan gira em torno de 415 mil barris de derivados. Segundo a Petrobras, a refinaria de Paulínia atende aos mercados do interior de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Acre, Sul de Minas Gerais e Triângulo Mineiro, Goiás, Tocantins e Brasília.

Dois trens de produção

A refinaria de petróleo possui dois trens de produção que têm a mesma estrutrura, e cada um responde por 50% da operação da Replan. O acidente ocorreu em um deles, e afetou os setores de craqueamento e destilação. Não há previsão para a retomada da produção nesta linha.

O segundo trem, que não foi afetado pelo incêndio, voltou a operar no dia 29 de agosto, mas de forma parcial e escalonada, após inspeção realizada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).


Aviso: Os comentários só podem ser feitos via Facebook e são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros, sendo passível de retirada, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Tem uma sugestão de reportagem? Nos envie através do WhatsApp (19) 99861-7717.

PUBLICIDADE
PLÍNIO DPVAT