Exportação de mel do Brasil cresce quase 50% em volume em 2020

PUBLICIDADE

Produtores nacionais embarcaram 45.600 mil toneladas no ano passado e, com isso, faturamento avançou 45%. O município de Maringá, no Paraná, é o maior exportador do país.

Os produtores de mel vivem um bom momento no Brasil com o aumento das exportações. Em 2020, eles enviaram mais de 45.600 toneladas da produção para o mercado externo, um aumento de 50% em relação a 2019, quando o volume ultrapassou 30 mil toneladas, segundo a Associação Brasileira dos Exportadores de Mel.

Apenas os Estados Unidos compram 80% do mel produzido no Brasil, sendo o maior importador do país. O Paraná é o maior produtor brasileiro, tendo em Maringá a maior exportadora do Brasil. O município recebe cerca de 3 mil apicultores vindos de todas as regiões. A indústria envasa 8.500 toneladas de mel por ano. Dessas, 87% são exportadas para pelo menos 10 países.

O Edilson, apicultor do município de Apucarana, norte do Paraná, tem mil caixas que permitem produzir 30 toneladas de mel destinadas à exportação. Para ele, o segredo para uma boa safra é a escolha de uma região que dê certo para um mel em qualidade e em quantidade.

PUBLICIDADE
PLÍNIO DPVAT