Fake news: voto em branco para um cargo não anula a escolha dos demais candidatos

PUBLICIDADE

Uma mensagem falsa que tem se espalhado pelo aplicativo de mensagens WhatsApp pode confundir o eleitor

Ela, supostamente, teria sido escrita por um eleitor que será mesário nessas eleições.

O autor do texto diz que passou por treinamentos da Justiça Eleitoral e que está enviando a mensagem para lembrar que é preciso votar em todos os candidatos.

Ele argumenta que votar só para o cargo de presidente e anular ou votar em branco para os outros cargos classifica o voto como parcial e, consequentemente, anula todo o processo.

Diz que o voto do eleitor só é computado quando está completo, ou seja, quando o eleitor escolhe presidente e também governador, senadores e deputados federal e estadual.

As informações, no entanto, não são verdadeiras. Essa é uma fake news.

Votar em branco ou nulo para um, alguns ou todos os cargos é uma opção do eleitor.

E cada voto é considerado individualmente. Ou seja, uma escolha não depende da outra para ser computada.

Diferente do que diz a mensagem que se espalha pelo WhatsApp, portanto, o eleitor pode escolher candidato para apenas um cargo e anular ou votar em branco para os demais, se assim preferir.


Aviso: Os comentários só podem ser feitos via Facebook e são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros, sendo passível de retirada, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Tem uma sugestão de reportagem? Nos envie através do WhatsApp (19) 99861-7717.

PUBLICIDADE
PLÍNIO DPVAT