Fala aí: você enxerga esse tênis nas cores cinza e verde ou rosa e branco?

PUBLICIDADE

Viral de 2017 vem à tona novamente. 

A nova febre agora é o desafio das cores do tênis, que vem acompanhado de uma informação a mais, sobre o suposto motivo para que as pessoas vejam cores diferentes na mesma foto. Conforme o que anda circulando nas redes sociais, a razão seria o lado predominante do cérebro de cada um.

Segundo o site TechTudo, esse desafio já é antigo, desde 2017, e agora está viralizando novamente nas redes. Na época eles descobriram a verdadeira cor do tênis com a ajuda de um aplicativo. O PicsArt, grátis para iOS e Android, que conta com uma ferramenta de edição de imagem, que permite selecionar as cores e vê-las em uma escala. Ao fazer isso, o aplicativo aponta para a tonalidade real. Assim, o mistério foi resolvido: o tênis, na verdade, é da cor cinza e verde-água.

Desta vez a mensagem que vêm acompanhada da foto do tênis, traz a seguinte informação: “Já viram esse teste? Pessoas com dominância do lado esquerdo do cérebro enxergam tênis cinza e verde. As com dominância do lado direito enxergam rosa e branco”, diz a maioria das postagens.

Imagem que mostra as funções do lado direito e do lado esquerdo do cérebro viralizou junto com a foto do tênis — Foto: Reprodução/Facebook

Segundo informações, o médico Rafael Monteiro, que é neurologista do Hospital Samaritano, a corrente é baseada em uma teoria que não tem qualquer comprovação científica. “É mais ilusão de ótica do que a ver com os hemisférios do cérebro. Há uma parte do cérebro que é mais analítica e outra mais emocional, mas isso não tem como a pessoa controlar”, explica.

O neurologista explica também, que possivelmente você consiga visualizar a cor verdadeira após descobrir qual tom pertence realmente à imagem. “A gente visualiza as cores quando a luz do objeto é captada pela retina que, depois, vai para o córtex visual – parte do cérebro que pega as informações que o olho enxerga e transforma em formas e cores. Ou seja, é só uma questão de percepção de cor”, finaliza.

PUBLICIDADE
PLÍNIO DPVAT