FALA POVO – Moradores encontram escorpiões dentro de casas no centro de Araras, SP

PUBLICIDADE

O alerta para cuidados a serem tomados para evitar acidentes, é por conta do período de calor que é propício para o aparecimento e proliferação dos animais peçonhentos.

Um morador de Araras (SP) entrou em contato com a redação do site Repórter Beto Ribeiro para relatar que encontrou um escorpião dentro de sua residência na Rua Visconde do Rio Branco, Nº 764, no Centro da cidade. De acordo com Matheus Cruz, foi o segundo achado da semana em casa diferentes na mesma região.

Ainda de acordo com o morador, em dois imóveis na Rua Albino Cardoso também foram encontrados na mesma semana. O alerta para cuidados a serem tomados para evitar acidentes, é por conta do período de calor que é propício para o aparecimento e proliferação dos animais peçonhentos.

Com as chuvas, os terrenos ficam repletos de matos e acabam sendo o local perfeito para a reprodução dos animais. O escorpião gosta de lugares escuros e úmidos, então é preciso deixar os quintais limpos, não acumular entulho ou material de construção, tampar ralos e saídas de água de chuva, proteger frestas de porta e janelas e não colocar a mão em locais que não se consiga enxergar.

Como evitar picadas e aparecimento de escorpiões?

  • verifique cuidadosamente calçados, roupas, toalhas e roupas de cama antes de usá-los;
  • limpe periodicamente ralos de banheiro, cozinha e caixas de gordura;
  • mantenha camas e berços afastados, no mínimo, 10 cm da parede;
  • evite que lençóis toquem o chão;
  • feche frestas nas paredes, móveis e rodapés para que não sirvam de esconderijo para os escorpiões;
  • use telas nas aberturas dos ralos, pias e tanques.

O que fazer em caso de picada?

A recomendação é ir imediatamente ao serviço de saúde mais próximo. Se possível, faça uma foto para identificação da espécie, permitindo assim uma avaliação mais eficaz sobre a gravidade do acidente.

Vale lembrar que não é em todo caso de acidente que o soro antiveneno (antiescorpiônico) será indicado, e apenas o profissional de saúde poderá fazer essa avaliação.

É importante limpar o local da picada com água e sabão pode ser uma medida auxiliar, desde que não atrase a ida ao serviço de saúde. Se possível, capture o animal com um pote plástico.

PUBLICIDADE
PLÍNIO DPVAT