Falar enquanto dorme pode até ser engraçado, mas indica que as condições de sono não são ideais

PUBLICIDADE

Para alguns, isso é algo algo engraçado; para outros, meio assustador.

Você fala durante o sono? Encontrar alguém que tenha esse, digamos, hábito, não é raro. Segundo estimativas de uma cientista britânica chamada Theresa Schnorbach, duas em cada três pessoas falam enquanto estão dormindo.

Para alguns, isso é algo algo engraçado; para outros, meio assustador. Fato é que, falar durante o sono, sejam frases ou palavras soltas, de acordo com estudos feitos por essa cientista, pode ser uma indicação de um distúrbio ou problema de saúde mais grave.

Leia também:

  1. Fabiula Nascimento exibe técnica utilizada para amamentar filhos gêmeos ao mesmo tempo
  2. Adeus, insônia! Veja como alimentação influencia na qualidade do sono
  3. Vovô sarado de 95 anos mostra shape na academia do neto e vídeo viraliza
  4. Veja quais são os principais cuidados com a saúde no verão

Em entrevista a um jornal britânico, Theresa Schnorbach explicou que a fala durante o sono é um tipo de parassonia, ou seja, uma atividade anormal do sono. Indica, de forma geral, segundo ela, que a pessoa não está em condições ideais de dono, ou seja, pode ser que a temperatura esteja muito alta ou muito baixa ou o ambiente esteja mais iluminado do que o ideal.

Segundo a cientista, estresse, privação de sono e álcool, também são fatores de risco para falar durante o sono, além de situações que causem estresse pós-traumático. Em casos mais graves desse tipo de parassonia, a pessoa pode gritar durante a noite, se debater e até se machucar.

Nessa mesma entrevista, a cientista explica que, a princípio, falar dormindo geralmente não é algo que deva causar uma grande preocupação, mas se for algo que comece a se manifestar repentinamente na idade adulta ou que envolva também sintomas de ansiedade significativa, gritos ou ações violentas, o ideal é conversar sobre a situação com um médico.

PUBLICIDADE
PLÍNIO DPVAT