Fazenda diz que 1ª parcela do 13º de aposentados começa a ser paga na próxima segunda-feira

PUBLICIDADE

Serão pagos 29,7 milhões de benefícios entre 27 de agosto a 10 de setembro, num total de R$ 20,7 bilhões. Primeira parcela é de 50% do benefício, menos para quem começou a receber em 2018.

O Ministério da Fazenda informou que os aposentados e pensionistas começam a receber a antecipação da primeira parte do 13º salário a partir da próxima segunda-feira (27).

O decreto autorizando a antecipação foi publicado em julho deste ano. No ano passado, o valor da primeira parcela também foi pago em agosto.

De acordo com o governo, o depósito será realizado na folha de pagamento mensal do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), sistema público que atende aos trabalhadores do setor privado, entre 27 de agosto a 10 de setembro. A tabela de pagamento dos benefícios já está disponível.

Segundo o Ministério da Fazenda, 29,7 milhões de benefícios receberão a primeira parcela do décimo terceiro salário, totalizando R$ 20,7 bilhões.

O governo lembrou que a primeira parcela corresponde a 50% do valor de cada benefício, exceto para quem começou a receber depois de janeiro de 2018. Nesse caso, o valor será calculado proporcionalmente.

A segunda parcela do abono será creditada na folha de novembro. É sobre a segunda parcela que incide o Imposto de Renda.

Quem recebe

Por lei, tem direito ao 13º quem, durante o ano, recebeu benefício previdenciário de aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente, auxílio-reclusão ou salário-maternidade.

No caso de auxílio-doença e salário-maternidade, o valor do abono anual será proporcional ao período recebido.


Aviso: Os comentários só podem ser feitos via Facebook e são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros, sendo passível de retirada, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Tem uma sugestão de reportagem? Nos envie através do WhatsApp (19) 99861-7717.

PUBLICIDADE
PLÍNIO DPVAT