Férias escolares exigem cuidados redobrados dos pais

PUBLICIDADE

Especialistas alertam sobre os cuidados com as crianças dentro e fora de casa.

O mês de janeiro representa, para muitas crianças, a melhor época para diversão e lazer. Entretanto, esse período de férias escolares exige cuidado em dobro dos pais que possuem filhos pequenos.
Segundo o tenente coronel do Corpo de Bombeiros, Jean Carlo de Araújo Leite, existe na região um aumento significativo, do número de casos de acidentes envolvendo crianças nesse período de férias escolares. Na maioria dos casos, ocorrências de acidentes causados por pipas, quedas e atropelamento.

Já para a pediatra em Suzano, Camila Yoko Watanabe, a maioria dos acidentes dentro de casa estão relacionados a quedas, principalmente de escadas, camas, cadeiras e mesas. Além disso, choques em tomadas baixas, queimaduras causadas por panelas quentes, afogamentos e móveis que viram em cima das crianças, também são frequentes.

A pediatra ainda aponta algumas medidas simples para evitar os transtornos, como usar protetores nas tomadas e nas quinas dos móveis, colocar redes de proteção nas janelas e piscinas e nunca deixar os cabos das panelas voltados para fora. “Quanto a passeios fora de casa, as recomendações são de não deixar os pequenos sozinhos. Na praia e na piscina, é necessário ter cuidado com a exposição ao sol e com os riscos de afogamento”, comenta a especialista.

Em casa

Dentro da casa, a cozinha pode ser tornar a grande vilã em acidente domésticos envolvendo crianças. Por ser um local que reúne vários riscos, como queimaduras causadas por panelas quentes, ela está entre as principais causas de acidentes com crianças.

Para a mãe de Yasmin, de 5 anos de idade e Alexia, de 3, Bruna Moreira, é muito importante se manter atento não só ao sair de casa, mas também dentro dela, para quem tem filho pequeno. “Procuro não deixar o cabo da panela virado para fora do fogão e evito deixar as crianças por perto enquanto estou cozinhando. Além disso, procuro também guardar os remédios, facas e objetos cortantes num lugar adequado, onde elas não possam alcançar. Todo cuidado é pouco”, comenta Bruna.

Dicas de segurança do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo

– Evite cordões, roupas ou objetos no berço que possam provocar estrangulamento ou engasgos
– Conserve artigos de limpeza, cosméticos fora do alcance de crianças
– Utilize o cinto de segurança nos carros e cadeirinhas compatíveis para cada idade
– Verifique a segurança dos brinquedos e a indicação de idade nas embalagens
– Instale proteção nas escadas, janelas e sacadas
– Evite o acesso das crianças à cozinha onde mais comum ocorrer acidentes com queimaduras
– Não perca seus filhos de vista quando estiverem na piscina, na praia, represa. Mesmo se eles já souberem nadar.
_______________________________________________________

Tem uma sugestão de reportagem? Nos envie através do WhatsApp (19) 99861-7717.

PUBLICIDADE
PLÍNIO DPVAT