Animais silvestres recebem tratamento e cuidados até terem uma destinação.
O Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras) – Pró Arara “Raul de Barros Winter”, em Araras (SP), reconhecido pelo seu trabalho de reabilitação com animais silvestres, está com dois novos habitantes: um filhote de ouriço e uma coruja-orelhuda.
Os animais foram resgatados pelos bombeiros. O ouriço que tem cerca de um mês. O Corpo dos Bombeiros foi acionado para fazer o resgate de um ouriço adulto em uma residência, porém não sabia que era uma mãe.
O animal foi resgatado e solto numa mata próxima. Dois dias depois o mesmo morador ligou novamente para resgate de um filhote, que por ser muito pequeno não pode ser solto e foi levado para o Cras.
Já a coruja foi encontrada com parte da asa amputada. “Ela foi encontrada na Cascata. Viram que ela não estava voando e os bombeiros a trouxeram pra cá”, contou a veterinária Jaqueline Diniz.
Ouriço e coruja se juntaram a uma arara, também moradora recente, que foi vítima de um tiro de raspão e a outros 120 animais. Todos estão recebendo os cuidados necessários para a recuperação e desenvolvimento.
Os novos moradores chegaram há poucos dias, mas não devem ficar. O filhote de ouriço deve ser solto na natureza assim que conseguir sobreviver sozinho, e a coruja, que não tem mais condições de voltar ao seu habitat irá para um mantenedouro.