Levantamento feito em 10 postos mostra aumento de até R$ 0,12. Indicador do Cepea/Esalq mostra tendência de alta.
O preço do litro do etanol nas bombas de combustíveis de postos de Campinas (SP) está até R$ 0,12 mais caro nesta semana. De acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), o aumento tem relação com a proximidade do término da safra da cana-de-açúcar em algumas usinas no estado de São Paulo e com a sequência de vendas aquecidas nos postos.
O levantamento foi feito em dez postos da cidade, e mais da metade apresentou alta. Em um deles, a reportagem apurou a cobrança de R$ 2,837 pelo litro do álcool, e que a tendência de aumento deve se manter nos próximos dias. Há postos na cidade que já cobram R$ 2,99.
O estudo semanal do Cepea/Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), com sede em Piracicaba (SP), aponta alta no preço pago ao produtor de etanol hidratado, tipo utilizado no abastecimento de veículos. O indicador subiu R$ 0,16 por litro no acumulado das últimas quatro semanas, o equivalente a 9,44%, segundo a instituição.
Colaboradores do Centro afirmam que muitos compradores adquiriram boas quantidades de combustível na primeira semana de outubro, o que resultou numa demanda menor na última semana.
Na tabela abaixo é possível acompanhar a alta nos preços relatados pelas unidades produtoras (usinas e destilarias), distribuidoras e intermediários de vendas ao Cepea.
Aumento do valor do etanol hidratado relatado pelos produtores de SP
Semana considerada | Valor em R$ | Variação semanal |
8 a 11 de outubro | 1,8211 | 1,77% |
1 a 5 de outubro | 1,7894 | 4,63% |
24 a 28 de setembro | 1,7102 | 1,51% |
17 a 21 de setembro | 1,6848 | 1,25% |
Quando compensa?
Para saber quando compensa abastecer com etanol ou gasolina, para os carros flex, o motorista pode fazer uma conta simples. O preço do litro do álcool deve corresponder a até 70% do valor cobrado pelo litro da gasolina.
Ou seja, deve ser ao menos 30% mais barato, já que o etanol rende menos do que a gasolina nos veículos.
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