Incêndio provocou muitas chamas e fumaça na tarde de sexta-feira (26).
Um incêndio de grandes proporções consumiu um canavial na região do Residencial Samantha III em Araras (SP). Incêndio provocou muitas chamas e fumaça na tarde de sexta-feira (26).
A fumaça se espalhou pelo bairro e prejudicou bastante a respiração, principalmente de quem vive nas casas mais próximas. Além do período de seca e baixa umidade do ar, a população relata práticas de queimadas criminosas. “Ficamos assustados quando vimos a fumaça invadindo nossa casas. Fora o problema que tivemos de respiração, principalmente minha avó que tem 82 anos”, relatou uma das moradoras do bairro.
Por que queimadas prejudicam a saúde?
A saúde humana é afetada pelas queimadas porque a fumaça proveniente dela contém diversos elementos tóxicos.
O mais perigoso é o material particulado, formado por uma mistura de compostos químicos. São partículas de vários tamanhos e, as menores (finas ou ultrafinas), ao serem inaladas, percorrem todo o sistema respiratório e conseguem transpor a barreira epitelial (a pele que reveste os órgãos internos), atingindo os alvéolos pulmonares durante as trocas gasosas e chegando até a corrente sanguínea.
Outro composto prejudicial é monóxido de carbono (CO). Quando inalado, ele também atinge o sangue, onde se liga à hemoglobina, o que impede o transporte de oxigênio para células e tecidos do corpo.É importante destacar que não são apenas as pessoas que vivem próximas às áreas onde são comuns os incêndios florestais que sofrem com a fumaça.