Frente fria chega a SP nesta quarta-feira

PUBLICIDADE

Nesta quarta-feira, 19 de junho, véspera do feriado prolongado de Corpus Christi, a previsão para quase todo o estado de São Paulo é de sol forte na maior parte do dia.

Por Climatempo – O melhor site de meteorologia do Brasil.

Uma frente fria avança sobre o Sul do Brasil e chega a São Paulo nesta quarta-feira, mas uma massa de ar seco ainda predomina no estado.  A passagem desta frente fria provoca pouca chuva durante o feriado prolongado, mas faz a temperatura baixar.

Nesta quarta-feira, 19 de junho, véspera do feriado prolongado de Corpus Christi, a previsão para quase todo o estado de São Paulo é de sol forte na maior parte do dia. O vento vai soprar moderado no decorrer do dia e a nebulosidade aumenta principalmente na região centro-oeste  e leste do estado, incluindo a Grande São Paulo. Tem previsão de chuva a partir da tarde no litoral sul e no Vale do Ribeira.

O dia começa com temperaturas amenas nesta quarta-feira, esquenta à tarde e volta a cair ao anoitecer.

Feriado de Corpus Christi

No feriado de Corpus Christi, dia 20 de junho, uma frente fria vai passar sobre São Paulo trazendo chuva fraca a moderada apenas para região do Vale do Paraíba, para a região metropolitana da capital paulista e para o litoral do estado de São Paulo.

Com a passagem da frente fria, a temperatura entra em declínio por todo estado já a partir da noite da quinta-feira. A sexta e o final de semana serão dias mais frios. Veja como vai ficar a temperatura na cidade de São Paulo.

Apesar da passagem desta frente fria, o ar seco vai continuar predominando no estado de São Paulo e a previsão é de muito sol para o final de semana.

Tendência para o inverno

O inverno começa sexta-feira, dia 21 de junho, às 12h54 pelo horário de Brasília. Ofenômeno El Niño vem influenciando o clima no Brasil desde o verão de 2019 e sua influência ainda será sentida nos meses de inverno.

A estação começa oficialmente no Hemisfério Sul no dia 21 de junho, às 12h54, pelo horário de Brasília. Um dos efeitos do El Niño, que é o aquecimento acima do normal da porção central e leste do oceano Pacífico Equatorial, na altura da costa do Peru, é dificultar a entrada do ar frio de origem polar sobre o interior do Brasil.

Durante o inverno de 2019, quase todas as ondas de frio vão ser desviadas para o oceano. Com poucas incursões de ar frio pelo interior do país, o inverno de 2019 terá poucos dias com frio intenso e deve terminar com temperaturas acima da média. O que vai predominar é a sensação de outono, com tardes relativamente quentes e noites amenas, eventualmente frias no Sul, no Sudeste e em parte do Centro-Oeste.

Esse “calor”, com dias mais quentes, ou menos frios do que normalmente se teria na estação deve ser sentido na maior parte do inverno nos estados do Sul e do Sudeste e também no estado de Mato Grosso do Sul que, durante a estação, pode sentir fortes resfriamentos provocados pela passagem do ar polar.

Frio de um mês só

De todos os meses do inverno, julho será o mês com maior chance de termos sequências de 4 a 7 dias realmente frios no centro-sul do Brasil.

Durante o mês de julho devem passar 2 grandes frentes frias sobre o Brasil, com massas de ar frio fortes e que devem conseguir avançar pelo interior do país, provocando friagem nos estados de Rondônia e do Acre e causando algum resfriamento até no Distrito Federal e em áreas da Bahia.

Geada

É justamente o frio de julho que tem potencial para provocar geada nos três estados da Região Sul e até algum risco para áreas de Mato Grosso do Sul, de São Paulo e para o Sul de Minas Gerais.

Mesmo assim, o risco de geada forte é considerado apenas para áreas do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e para o sul do Paraná. Os eventos que ocorrerem nas outras áreas do Paraná, em São Paulo, em Mato Grosso do Sul ou no Sul de Minas não devem oferecer risco para a agricultura.

Temperatura em agosto e em setembro

Os meses de agosto e setembro devem ser com pouco frio ou quase sem resfriamento intenso. A previsão é de que os dois meses transcorram com dias com tardes relativamente quentes e frio ameno à noite no centro-sul do país.

PUBLICIDADE
PLÍNIO DPVAT