Frente fria derruba temperaturas e traz chuvas para a região de Araras, SP

PUBLICIDADE

De acordo com o Cepagri, são esperadas mínimas de 12ºC a partir de terça-feira (9); veja a.

Após uma semana de Outono que mais lembrou o Verão pelas altas temperaturas e dias ensolarados, a cidade de Araras (SP) terá impactos no clima com a chegada de uma nova frente fria. Apesar de passar pelo Litoral, a entrada de um ar mais frio derruba as temperaturas e provoca chuvas a partir de terça-feira (9) – veja os detalhes abaixo. De acordo com o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp, são esperadas mínimas de 12°C.

“As máximas deverão ficar em torno de 22ºC. Comparando com as temperaturas no início e no final da próxima semana, as máximas
terão declínio aproximado de 8ºC e as mínimas, de 5 ou 6ºC. As menores temperaturas devem ficar em torno de 12ºC ou 13ºC. É um declínio importante”, informa o meteorologista do Centro, Bruno Bainy.

Ainda segundo a previsão, as temperaturas continuam caindo até o próximo final de semana. A partir de sexta-feira (12), o ar mais frio atinge a região e proporciona uma queda nas temperaturas até a segunda-feira (15).

“O ar frio propriamente dito deve começar a entrar a partir de sexta-feira, ocasionando essa queda nas temperaturas, mas as temperaturas devem cair gradativamente até o domingo (14) ou segunda-feira (15)”, acrescenta Bainy.

E A CHUVAS?

De acordo com o meteorologista, há indicativos de chuvas a partir de quarta-feira (10), quando o declínio nas temperaturas é influenciado pela alta nebulosidade. A princípio, as chuvas não devem ocorrer de forma volumosa. “No começo da semana, tínhamos indicativos de chuvas volumosas para meados ou final da próxima semana, mas quando as temperaturas também ficam mais amenas pela nebulosidade e chuvas”, comenta o meteorologista.

Segundo a previsão do Centro, as mudanças no clima ocorrem pela passagem de uma frente fria e a entrada de um ar de origem polar. Além da queda nas temperaturas, deverá causar algumas chuvas devido à passagem pelo litoral. “Essa é a principal questão que afetará as
chuvas na região. De acordo com os dados que temos hoje, essa frente fria deverá passar pelo litoral, concentrando as chuvas principalmente na faixa litorânea e proximidades e gradualmente chuvas menos volumosas mais para o interior do estado”, finaliza Bainy.

PUBLICIDADE
PLÍNIO DPVAT