Funcionários da Santa Casa podem paralisar as atividades na próxima semana em Araras, SP

PUBLICIDADE

A decisão foi tomada durante Assembleia Geral

A informação está em um comunicado (ofício) encaminhado para as autoridades do município (prefeito e vereadores) pelo Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Campinas e Região, o qual a nossa reportagem teve acesso.

No documento assinado pela presidente da sub-sede, Tereza Aparecida Mendes, consta que a decisão foi tomada durante Assembleia Geral realizada no último dia 12, pelos funcionários da Santa Casa.

A decisão da assembleia é que a partir das 6h, da próxima terça-feira (19), serão paralisadas as atividades. Deverá ocorrer redução na jornada de trabalho como também suspensão no atendimento de alguns serviços, sendo apenas os casos que coloquem em perigo iminente a sobrevivência dos pacientes.

O motivo

A deliberação é em decorrência da falta de pagamento integral dos salários do mês de novembro, ausência de pagamento da primeira parcela e da possível falta de pagamento também da segunda parcela do décimo terceiro. O Sindicato ainda esclarece que toda a ação está baseada na Lei nº 7.783, de 28 de junho de 1989, que trata sobre o direito à greve.

O atraso nos repasses de recursos feitos pela Prefeitura e pelo SUS (Sistema Único de Saúde) teria contribuído no atraso do pagamento dos funcionários.

Não é de hoje 

O problema no atraso nos repasses da Prefeitura para a Santa Casa é um problema que já vem sendo denunciado pelos funcionários há vários meses. Inclusive, um médico chegou a ser demitido após postar uma mensagem no fecebook pedindo que o Prefeito Pedro Eliseu Filho (PSDB) enviasse os recursos para Santa Casa para que ele pudesse receber seu pagamento. A direção da Santa Casa e o prefeito negam que este teria sido o motivo da demissão.

NOTA OFICIAL DA PREFEITURA DE ARARAS

Ontem, dia de 15 de Dezembro, o Secretário de Assuntos Jurídicos, José Carlos Martini Júnior, representou a Prefeitura na audiência realizada na Sede do Ministério Público do Trabalho em Campinas para discutir a situação salarial dos funcionários da Santa Casa de Misericórdia.

Segundo informado pelos administradores da instituição na audiência, o atraso no pagamento dos salários, se deu pela falta do repasse de verbas pelo Estado.

OS REPASSES DA PREFEITRA ESTÃO RIGOROSAMENTE EM DIA, SENDO QUE EM ALGUNS MESES FORAM FEITOS DE FORMA ANTECIPADA.

A Santa Casa informou que pagou os salários do mês de novembro e parte do 13o salário, o que foi confirmado pelos representantes do Sindicato presentes na audiência.

Ficou acordado entre os administradores da Santa Casa e os diretores do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Campinas, que dia 20 de Dezembro, próxima quarta-feira, será paga mais uma parte do 13o salário e o saldo eventualmente restante no dia 20 de Janeiro.

Ressaltando que no 18 de Dezembro os funcionários realizarão uma nova assembleia para a discussão das propostas apresentadas.
Esta administração renova o compromisso de trabalhar em conjunto com a Santa Casa, para que todas as providências sejam adotadas no sentido de manter o pleno funcionamento do atendimento a população de Araras

Segue Cópia da Ata da Audiência.


Tem uma sugestão de reportagem? Nos envie através do WhatsApp (19) 99861-7717.

PUBLICIDADE
PLÍNIO DPVAT