O dólar começou 2020 em alta. Tem batido recordes de valorização frente ao real e, na modalidade turismo, já é negociado acima dos 4 reais e 50 centavos, sem considerar o IOF
E, como conseqüência do valor alto da moeda norte-americana, os brasileiros começaram o ano gastando menos no exterior, segundo dados do Banco Central.
No primeiro mês do ano, quando o dólar comercial atingiu os 4,28, o brasileiro gastou, em outros países, o total de 1 bilhão 438 milhões de dólares, montante que é praticamente 15% menor ao registrado em janeiro de 2019, além de ser o valor mais baixo para o mês em 4 anos.
Também há recuo quando a comparação é com dezembro de 2019. Nesse caso, a queda, em janeiro, foi de 4%, em números arredondados.
Os gastos no exterior tendem mesmo a cair quando a moeda-norte americana está valorizada frente ao real porque fica mais caro para o brasileiro viajar, já que passagens aéreas e hospedagens são cotadas em dólar – além dos gastos de consumo, dependendo do destino.
Em contrapartida, o dólar valorizado acaba tornando mais barata a vinda de visitantes internacionais ao Brasil.
Isso, porém, segundo os números do Banco Central, não está sendo suficiente para gerar aumento de gastos dos estrangeiros por aqui.
Em janeiro deste ano, os visitantes de outros países gastaram 582 milhões de dólares no Brasil, queda de aproximadamente 122 milhões em relação ao registrado em janeiro do ano passado.