Cuidados no trajeto para o trabalho são essenciais para evitar acidentes e fazer do trânsito um ambiente mais seguro
Na tarde desta quinta-feira (26), o Inspetor Anderson Imanto Siebert, esteve na sala da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), da Empresa Alumínio Araras. Onde realizou uma palestra para os funcionários sobre trânsito e trajeto de trabalho.
A segurança no trânsito é também um problema empresarial, uma vez que os efeitos nocivos, gerados por acidentes, congestionamentos e outros fatores podem interferir nos negócios”, disse Anderson.
Ainda de acordo com o Inspetor, há algum tempo as empresas perceberam a importância de dividir essa responsabilidade, passando a assumir a educação no trânsito como compromisso em suas políticas internas. E toda essa mobilização tem muito fundamento, tornando os cuidados no trajeto para o trabalho essenciais.
“Os acidentes ocorridos no deslocamento dos funcionários preocupam e afastam mais os trabalhadores do que infortúnios dentro das próprias empresas. Campanhas frequentes são realizadas a fim de incentivar boas práticas entre os colaboradores, e com isso, diminuir a incidência de acidentes de trajeto”, finalizou.
Em contrapartida, também cabe ao colaborador redobrar sua atenção e tomar alguns cuidados no seu deslocamento entre a casa e o trabalho para evitar acidentes.
Veja como você pode contribuir com um trânsito mais seguro tomando alguns cuidados no trajeto para o trabalho.
Cuidados no trajeto para o trabalho com transporte público
Correr para embarcar no ônibus pode gerar sérias lesões. Evite sair de casa com pressa, mantenha sua atenção no percurso e embarque no local indicado.
No interior do veículo, evite ficar de pé. Se necessário, segure-se com firmeza e fique atento às manobras do motorista.
Ao desembarcar, certifique de estar no local indicado e aguarde na calçada sua vez de atravessar a rua.
Cuidado redobrado ao deslocar-se de moto para o trabalho
O motociclista é o condutor mais vulnerável. Segundo estatísticas, os acidentes com moto são os que mais geram vítimas fatais.
Portanto, ao pilotar a moto para o trabalho, os cuidados devem ser redobrados. Certifique-se de estar usando os equipamentos de proteção necessários.
Evite costurar no trânsito. Respeite os limites de velocidade e mantenha uma distância segura dos carros, para que, em caso de algum perigo, você saiba lidar com a situação da melhor maneira.
Sinalizar com antecedência suas manobras também é uma atitude recomendada para evitar acidentes. E lembre-se, se estiver dirigindo à noite, roupas claras e materiais refletivos facilitam para que você seja visto pelos demais motoristas. E se o dia for de chuva, os cuidados devem ser ainda maiores.
Atitudes defensivas devem fazer parte da rotina dos motoristas
Os acidentes de trajeto são mais recorrentes do que se imagina. Por conta dos altos índices que apresentam, todo cuidado é válido.
Portanto, ao dirigir, observe a sinalização e as leis de trânsito. Ao entrar no carro coloque o cinto de segurança. Jamais saia de casa sem ele. Programe sua rotina para não sair de casa às pressas. Mantenha o bom humor e pratique a direção defensiva.
Jamais beba antes de dirigir, fale ou manuseie o celular. Zele por sua vida, mas também pela vida dos outros. A segurança no trânsito é garantida pelo coletivo.
Pedestres devem redobrar a atenção ao fazer seu percurso
O elo mais frágil no conjunto que forma o trânsito é o pedestre. Portanto, as regras sobre redobrar a atenção, ver e ser visto, se tornam ainda mais relevantes.
Respeite a sinalização, ande pelas calçadas e atravesse sempre na faixa. Fique atento também aos obstáculos pelo caminho. Trechos em obras, desníveis e buracos estão por toda a parte e aumentam o risco de queda ou torção.
E você ciclista, que usa sua bicicleta para ir ao trabalho, fique atento e dê preferência para o uso de cilcofaixas ou ciclovias, quando estas existirem no trajeto.
Seguindo estes cuidados no trajeto para o trabalho você estará agindo de forma segura, evitando acidentes.
Mas lembre-se, para que o trânsito seja realmente seguro, ele depende da colaboração de todos. Por isso, passe essa ideia adiante. Incentive seu chefe e seus colegas de trabalho para entrarem nessa corrente com você!
+ CLIQUE AQUI E VEJA OUTRAS NOTÍCIAS
