Golpista clona conta de WhatsApp e pede dinheiro para amigo de vítima

PUBLICIDADE

Corretor de imóveis chegou a fazer transferência, mas foi avisado do crime e conseguiu cancelamento.

Um golpista clonou a conta do aplicativo de WhatsApp de um homem e pediu dinheiro para um dos amigos dele, um corretor de imóveis de Piracicaba (SP). O corretor chegou a fazer a transferência de R$ 1.280, mas conseguiu cancelar quando descobriu que se tratava de um crime.

O corretor contou nesta quinta-feira (15) que recebeu mensagens na tarde de quarta (14) da conta de WhatsApp do amigo. Nelas, o golpista que se passava pela vítima dizia que precisava fazer uma transferência a uma terceira pessoa, mas não estava conseguindo.

Em seguida, pediu que o corretor de imóveis transferisse o dinheiro e que devolveria a quantia no dia seguinte. Como o amigo é de confiança, o rapaz realizou a transferência.

Após isso, o corretor viu que o amigo postou um aviso de que o WhatsApp dele tinha sido clonado. Ele ligou para o amigo, que avisou que não mandou as mensagem que pediam a transferência.

O corretor foi à agência bancária onde fez a transação e pediu o bloqueio. Ele também registrou o caso na Polícia Civil. Segundo o homem, o golpista não mandou mais nenhuma mensagem.

Clonagem de contas

Segundo o blog Segurança Digital, os criminosos podem se aproveitar de informações públicas, como anúncios na web, e enviar mensagens falsas em nome dos serviços.

Isso faz a vítima pensar que um serviço que ela de fato usa está solicitando alguma verificação de conta. Nesse momento o criminoso já iniciou o processo de ativação do WhatsApp em outro celular.

O diferencial das fraudes realizadas dessa maneira é que elas não envolvem o roubo da própria linha de telefonia celular, apenas o WhatsApp.

Siga Beto Ribeiro Repórter e FATOS POLICIAIS no facebook, e fique por dentro de todas as novidades!


PUBLICIDADE
PLÍNIO DPVAT