Golpistas oferecem vacinação contra a febre amarela para conseguir dados bancários de moradores em Hortolândia, SP

PUBLICIDADE

Contatos têm sido feito por telefone, de acordo com a prefeitura, que orienta quem falou com os criminosos a denunciá-los à polícia.

Prefeitura de Hortolândia alertou que golpistas têm oferecido agendamento de vacinas contra a febre amarela a moradores, por telefone, para tentar conseguir dados bancários das pessoas. A administração municipal apontou que não marcar esse tipo de atendimento por meio de ligações e incentiva quem foi contatado ou foi vítima dos criminosos a denunciar.

O caso do “golpe da vacina”, como o próprio Executivo nomeou, foi divulgado nessa terça-feira (20). As informações chegaram à Secretaria de Saúde por meio de relatos de pessoas que receberam telefonemas. “A Prefeitura orientou estes munícipes que a vacina contra Febre Amarela é de oferta gratuita e por livre demanda, sem necessidade de agendamento por telefone. O município não denunciou o caso à polícia e nem contabilizou a quantidade de pessoas que relataram esta situação”, apontou a pasta, em nota.

A prefeitura acrescentou que para a vacina contra a febre amarela, especificamente, as doses são disponibilizadas mediante entrega de senhas, nas unidades de saúde, na data da vacinação. “Caso alguém tenha informado dados pessoais ou seja lesado de alguma forma, a orientação é procurar as autoridades policiais para o registro da ocorrência”, completou o Executivo.

As polícias Civis e Militar e a Guarda Civil Municipal informaram que não receberam relatos sobre denúncias do tipo até a tarde desta quarta-feira (21).

Relatos

Internautas relataram que foram contatadas pelos golpistas nos comentários de uma publicação na qual a prefeitura trata do assunto, no Facebook.

“Ainda bem que saí pela tangente e não passei nenhum dado”, escreveu uma moradora.

“Me ligaram msm, com meus dados, só que quando falei que era do jd. amanda pediram pra procurar a unidade de saúde daq que doidera”, contou outra.

Fila para a vacina contra a febre amarela em Hortolândia (Foto: Reprodução/EPTV)

Fila para a vacina contra a febre amarela em Hortolândia (Foto: Reprodução/EPTV)

Casos descartados

Neste ano, a rede municipal registrou duas notificações de febre amarela e ambas foram descartadas após exames, informou a administração. Desde janeiro, mais de oito mil pessoas foram vacinadas na cidade, acrescento

Em janeiro, moradores iniciaram a espera pela vacinação já de madrugada em frente a posto de saúde do município. Na fila, havia 200 pessoas a mais do que o limite a ser atendido no dia.

Postos de vacinação na cidade

Unidade de Saúde Dia e horário de atendimento
UBS Rosolen Segunda-feira – 8h às 12h
USF São Jorge Segunda-feira – 7h30 às 11h30
USF Orestes Ongaro Segunda-feira – 7h30 às 11h30
UBS Novo Ângulo Terça-feira – 8h às 12h
USF São Bento Terça-feira – 7h30 às 11h30
USF Pq. do Horto Terça-feira – 8h às 12h
UBS Santa Clara Terça-feira – 8h às 12h
USF Adelaide Quarta-feira – 7h30 às 11h30
USF Nova Europa Quarta-feira – 7h30 às 11h30
USF São Sebastião Quarta-feira – 7h30 às 11h30
UBS Nova Hortolândia Quinta-feira – 8h às 12h
USF Ghiraldelli Quinta-feira – 7h30 às 11h30
USF Santiago Quinta-feira – 7h30 às 11h30
UBS Amanda Sexta-feira – 8h às 12h
USF Amanda Sexta -feira – 7h30 às 11h30
USF Santa Esmeralda Sexta -feira – 7h30 às 11h30
PUBLICIDADE
PLÍNIO DPVAT