Gordura no fígado aumenta riscos de câncer

PUBLICIDADE

O alerta é da Secretaria da Saúde do Estado de SP.

O órgão explica que de cada 10 pacientes na fila para transplante de fígado no Hospital de Transplantes, da rede pública, pelo menos um desenvolveu tumor por conta do excesso de gordura. E chama a atenção para os fatores que levam a esse tipo de problema.

Por exemplo: obesidade, mal controle da diabetes e alimentos ricos em frutose e gordura saturada. Isso sem falar no consumo de álcool em excesso.

A Secretaria explica, ainda, que quando o acúmulo de gordura não é tratado logo no começo, o paciente desenvolve cirrose, mesmo que ela não beba, o que aumenta o risco de câncer. E, aí, a única chance de cura é com transplante de fígado.

Estudo feito em vários países da América Latina mostrou que, entre 2005 e 2012, o número de casos de câncer relacionados ao acúmulo de gordura no fígado aumentou cerca de sete vezes.


Aviso: Os comentários só podem ser feitos via Facebook e são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros, sendo passível de retirada, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Tem uma sugestão de reportagem? Nos envie através do WhatsApp (19) 99861-7717.

PUBLICIDADE
PLÍNIO DPVAT