Alterações estão sendo discutidas com o Congresso Nacional. Segundo secretário especial do Ministério da Economia, país tem baixa performance no processo de recuperação judicial de empresas.
O secretário especial de Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues, afirmou na semana passada que o governo vai anunciar “em breve” uma mudança estrutural em todo o sistema de recuperação e falência.
“Estamos em diálogo com o Congresso Nacional e muito em breve anunciaremos uma mudança estrutural em todo o sistema recuperacional e falimentar do país”, disse Rodrigues.
Sem dar detalhes de quais mudanças seriam feitas, o secretário afirmou que o Brasil tem um baixo índice de recuperação judicial, extrajudicial e de falências.
“Nossa performance é muito ruim em recuperação judicial e falências. Recuperamos muito menos que a média da América Latina”, completou.
Segundo ele, enquanto a média da América Latina é de recuperação de 45 centavos de cada unidade monetária em recuperação judicial ou extrajudicial, o Brasil recupera de 23 a 24 centavos.
Rodrigues afirmou que o total de empresas que está hoje em recuperação judicial representa um crédito de R$ 283 bilhões.
De acordo com dados divulgados pelo secretário, em 2016 o número de pedidos de recuperação judicial foi 7 vezes maior do que em períodos normais e mais de três vezes maior do que o registrado após a crise econômica mundial de 2008.
Siga Beto Ribeiro Repórter e FATOS POLICIAIS no facebook, e fique por dentro de todas as novidades!