Tradicionalmente, o horário de verão começa à meia-noite do terceiro domingo de outubro mas, por causa das eleições, este ano a data foi alterada.
Atenção a uma nova mudança com relação ao início do horário de verão: o governo cancelou o último adiamento que havia feito. O horário de verão começará, oficialmente, no próximo dia 4 de novembro.
Tradicionalmente, o horário de verão começa à meia-noite do terceiro domingo de outubro mas, por causa das eleições, este ano a data foi alterada.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, a mudança de uma hora no horário oficial do país comprometeria o esquema de distribuição de urnas eletrônicas em algumas localidades e também a agilidade na apuração e divulgação dos resultados do pleito no segundo turno, que será realizado agora no dia 28.
Por isso, já no fim do ano passado, ficou definido que o horário de verão começaria, este ano, no dia 4 de novembro.
No começo deste mês, no entanto, o governo federal anunciou um novo adiamento do início do horário de verão para o dia 18 de novembro, por causa das provas do Enem, que estão marcadas para os dois primeiros domingos de novembro, dias 4 e 11.
Mas, nesta semana, o Palácio do Planalto voltou atrás e manteve o início do horário para o dia 4 de novembro.
Segundo a assessoria do Planalto, os ministérios de Minas e Energia e Transportes analisaram a nova mudança e concluíram que o novo adiamento era inviável – sem dar mais detalhes da decisão.
Lembrando que, no horário de verão, os relógios devem ser adiantados em uma hora. O distrito Federal e 10 estados adotam a mudança: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Aviso: Os comentários só podem ser feitos via Facebook e são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros, sendo passível de retirada, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.
Tem uma sugestão de reportagem? Nos envie através do WhatsApp (19) 99861-7717.