Governo de SP lança Operação Verão + Seguro para reforçar segurança no litoral

PUBLICIDADE

Mais de 2,9 mil policiais participam da ação que amplia o policiamento durante a temporada de férias; outras 10,6 mil vagas para as diárias especiais por jornada extraordinária de trabalho também foram abertas no período.

O governador em exercício Rodrigo Garcia e o secretário da Segurança Pública, general João Camilo Pires de Campos, lançaram, na manhã de quarta-feira (22), a edição 2021/2022 da Operação Verão +Seguro, que abrange 16 municípios do litoral. Além do efetivo já empregado diariamente nessas cidades, mais 2.939 policiais militares reforçam, a partir de hoje, as atividades de policiamento e proteção à população. Também foram abertas outras 10,6 mil vagas de diárias especiais por jornada extraordinária de trabalho para as polícias Civil e Militar (Dejec e Dejem). Objetivo é levar mais segurança a visitantes e moradores das cidades litorâneas durante o período da alta temporada.

“Nós sabemos do desejo da sociedade, no pós-pandemia, de poder confraternizar e não tem destino melhor em SP do que o nosso litoral. Aquilo que já era tradição em SP, de reforçar a segurança pública no período de verão, agora se torna mandatório e ainda com mais preocupação do Governo de SP. Por isso, estamos hoje lançando a Operação Verão + Seguro, com todas as forças policiais de SP aqui em Caraguatatuba”, destacou Rodrigo Garcia.  

A Operação Verão +Seguro será realizada em duas etapas, sendo a primeira de 22 de dezembro de 2021 a 30 de janeiro 2022 e a segunda de 31 de janeiro a 6 de março de 2022. As ações abrangem Baixada Santista, Litoral Norte e Litoral Sul (no Vale do Ribeira). Os municípios contemplados são: Guarujá, Santos, São Vicente, Praia Grande, Iguape, Cananéia, Peruíbe, Ilha Comprida, Itanhaém, Mongaguá, Cubatão, Bertioga, Ilhabela, São Sebastião, Ubatuba e Caraguatatuba. 

Todas as 16 cidades contam com o reforço de equipes do Comando de Policiamento Rodoviário (CPRv), Corpo de Bombeiros (CCB), Policiamento de Trânsito (CPTran), Policiamento Ambiental (CPAmb), Policiamento de Choque (CPChq) e da Aviação (CavPM).

Ao todo, 2.939 policiais militares estão empenhados no reforço do patrulhamento nas cidades litorâneas, sendo 2.327 na região da Baixada Santista e 612 para o Litoral Norte. Parte desse efetivo é composta por 1.838 soldados que se formaram no último dia 17. Para execução das atividades, os PMs têm o apoio de 270 viaturas, 74 embarcações, cinco aeronaves e 25 drones. 

A Polícia Civil também participa da operação e conta com o efetivo total empenhado nas ações nas ruas, delegacias, em investigações de crimes e no atendimento à população. Somado a isto, os plantões dos institutos de Criminalística (IC) e Médico Legal (IML), da Superintendência de Polícia Técnico-Científica (SPTC), tiveram suas escalas reorganizadas com o efetivo que já atua nas regiões contempladas com a operação.

“A atenção do efetivo da área redobra e nós também reforçamos a área com integrantes recém-formado das escolas e com equipes de unidades especializadas. O papel da tropa é proteger pessoas e preservar patrimônios. É a força pública, policiais militares, civis e técnico-científicos integrados, para cooperar com a população e com os turistas que vem ao encontro do lazer desse belíssimo local”, destacou o general.

Dejem e Dejec

Além do efetivo já empregado e o reforço tradicional, a operação conta com mais de 10,6 mil vagas de Dejem e Dejec para aumentar a quantidade de policiais em todo o litoral e na área do Sistema Anchieta-Imigrantes, de responsabilidade do 1º Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv).

Para a Dejem, são 2.850 vagas para o litoral sul, 900 para o litoral norte e 1.125 para o Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar); além de 1.800 para reforço do policiamento em unidades de conservação, sendo 1.350 para o litoral sul e 450 para o litoral norte. Outras 99 vagas são para atuação no Sistema Anchieta-Imigrantes. Para a Polícia Civil, por sua vez, serão 3.977 vagas de Dejec para todo o período da ação. 

As Diárias Especiais por Jornada Extraordinária de Trabalho Policial permitem que os profissionais trabalhem voluntariamente, em suas folgas, com direito a remuneração adicional. No programa, cada agente pode trabalhar até 8 horas diárias, fora da jornada normal, por até dez dias no mês, somando 80 horas.

Operação Praia Segura

A partir desta quarta-feira, o Corpo de Bombeiros realiza a operação Praia Segura com o objetivo de prevenir afogamentos a partir de atividades de busca e salvamento, resgate de embarcações em situações de risco, entre outras. Ao todo, são empregados 457 guarda-vidas por tempo determinado (GVTD), sendo 431 destinados ao litoral e 26 para reforçar a segurança de banhistas nas represas Billings e Guarapiranga, na Capital e Grande São Paulo. 

Detecta

O Detecta também reforça as ações de policiamento durante a Operação Verão + Seguro. Toda região do litoral paulista conta com leitores interligados ao sistema de monitoramento, que é o maior big data da América Latina, que integra bancos de dados das polícias paulistas. No sistema, estão conectados dados do Registro Digital de Ocorrência (RDO), Instituto de Identificação (IIRGD), Sistema Operacional da PM, Sistema de Fotos Criminais (Fotocrim), além de dados de veículos e de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do Detran.  Atualmente, são mais de 7.265 câmeras em pelo menos 3.672 pontos de todo o Estado de São Paulo. 

Capital

Além do litoral, as ações de reforço do policiamento contemplam também pontos turísticos e áreas de comércio popular da capital. Áreas de represas também contarão com ações de guarda-vidas treinados pelo Corpo de Bombeiros; contratados de forma temporária especialmente para a operação. Assim como tem feito desde o início da pandemia, a Polícia Militar continuará apoiando os órgãos municipais e a vigilância sanitária, responsáveis pelas fiscalizações e demais ações para garantir o cumprimento das regras estabelecidas para o combate ao novo coronavírus.

PUBLICIDADE
PLÍNIO DPVAT