Projeto-piloto tem como objetivo ampliar atendimento e fica no 8º Distrito Policial do DECAP, no bairro do Brás, na capital paulista.
O Governador João Doaria inaugurou de forma virtual, nesta terça-feira (25), o primeiro Posto Avançado de Atendimento e Orientação ao Consumidor implantado no 8º Distrito Policial do Departamento de Polícia Judiciária da Capital (DECAP) da Polícia Civil. A iniciativa foi realizada de forma integrada entre a Fundação Procon-SP, Secretaria da Segurança Pública (SSP) e Secretaria da Justiça.
Esse primeiro posto será capaz de atender mil pessoas a cada três meses e também realizará audiências de conciliação. De acordo com o Governador, outros postos serão inaugurados ainda neste ano.
“Nós demos um passo importante, nada parou em função da pandemia, prosseguimos os trabalhos em todas as áreas de Governo e este é mais um exemplo de ação que se materializa e a partir de agora vai servir ainda melhor a população do Estado de SP”, disse Doria.
Apesar da possibilidade de acesso de alguns serviços pela internet, o atendimento presencial abrange 40% das demandas registradas pelo Procon. Para o Secretário de Defesa do Consumidor, Fernando Capez, a parceria com a SSP é uma grande vitória para o consumidor.
“Assim, torna-se essencial o compartilhamento de dados e informações entre ambos, bem como uma aliança estratégico-operacional, a qual será facilitada com a aproximação física entres os mesmos”, falou Capez.
Com essa parceria o serviço de atendimento ao cidadão permitirá maior eficiência tanto na investigação de crimes que envolvam relação de consumo, quanto na orientação e encaminhamento de reclamações que constituam crimes, além de possibilitar o mapeamento dos reclamados e a identificação de organizações criminosas.
Para ser atendido nesse posto o consumidor deverá fazer agendamento prévio no Portal AgendaSP.