Governo liberou pedir saques do FGTS pelo app da Caixa

PUBLICIDADE

O procedimento vale para o saque imediato do FGTS, para o saque-aniversário, e para outras modalidades normais, como aposentadoria ou doença.

“Trabalhadores podem fazer o saque do FGTS sem se dirigir à agência da Caixa, diretamente pelo celular, mandando recursos de sua conta vinculada para uma conta bancária de sua própria titularidade na Caixa ou em qualquer banco, sem nenhum custo”, afirma Edilson Carrogi, vice-presidente de agente operador em exercício da Caixa Econômica Federal.

Carrogi afirma que mesmo nos casos em que é preciso apresentar documentos para dar direito ao saque, o trabalhador poderá tirar uma foto e enviá-la pelo próprio aplicativo. Segundo ele, se tudo estiver correto, em até cinco dias úteis, o dinheiro é disponibilizado. Caso haja algum problema, o trabalhador será avisado pelo próprio aplicativo.

“Há casos em que a gente identifica imediatamente o direito ao saque, por exemplo, na aposentadoria. A gente já recebe a informação da concessão da aposentadoria de forma eletrônica, então, já identificamos o direito ao saque imediatamente”, afirma Carrogi. Quando o trabalhador precisa anexar documentos, uma equipe faz a análise para liberar o saque.

Por enquanto, é possível fazer essa solicitação para dispositivos Android. Para iOS, a previsão é que a partir de amanhã essas funcionalidades já fiquem disponíveis. Os trabalhadores que preferirem ainda podem ir a uma agência da Caixa para sacar o FGTS.

Saiba como pedir o dinheiro do FGTS pelo aplicativo

1 / 5 Baixe o aplicativo FGTS (disponível para Android e iOS)
2 / 5 Será preciso fazer um cadastro. Informe CPF, nome completo, data de nascimento, email e cadastre uma senha (deve ser numérica e ter ao menos seis dígitos). Selecione “Não sou um robô” e, depois, “Cadastre-se”
3 / 5 Após preencher as informações, o sistema enviará um link para o email informado. No email, clique em “Link para verificação de endereço de email” e depois confirme o seu endereço eletrônico
4 / 5 Volte ao aplicativo, informe o CPF e a senha. O programa fará perguntas relacionadas ao seu trabalho, como quando você ingressou na empresa e se trabalhou em determinado lugar, por exemplo
5 / 5 Leia os termos e condições do aplicativo. Se aceitar, clique em “Continuar”. Você tem a opção de cadastrar o número do celular para receber informações sobre seu FGTS

PUBLICIDADE
PLÍNIO DPVAT