Guarda Civil Municipal completa 22 anos com festa e homenagens em Campinas, SP

PUBLICIDADE

A Guarda Civil Municipal de Araras (SP), esteve presente no evento.

Na manhã desta segunda-feira (15), a Guarda Civil Municipal de Araras (SP) e o Secretário de Segurança Pública de Araras (SP), Wanderleim Geraldo Junior, foram representados pelo Inspetor Salathiel (Corregedor Geral), e Sub Inspetor Daniel Ponessi (membro permanente da Corregedoria Geral), durante os 22 anos de fundação da Guarda Civil Municipal de Campinas (SP) que foram celebrados em uma cerimônia na Base 2 da GMC, no centro de Campinas. O prefeito de Campinas em exercício, Henrique Magalhães Teixeira, participou do evento, que também comemorou os 10 anos da criação da Inspetoria de Apoio Especial (IAE) da Guarda.

Durante o evento foram entregues a “Medalha do Decênio da Inspetoria de Apoio Especial (IAE)” e o “Diploma de Honra ao Mérito” pela ocorrência de maior destaque registrada pela Corporação durante os últimos doze meses. Também foi feita a entrega oficial de 20 espingardas calibre 12, recém-compradas para a GM.

O prefeito em exercício, Henrique Magalhães Teixeira, lembrou que a Guarda completou 22 anos junto com os 245 anos de Campinas e que é necessário refletir sobre a importância e o valor do município e de suas instituições nesta data. “Hoje fazemos isso com a Guarda Municipal que é reconhecida nacionalmente. Temos também muitas parceiras com municípios, com intercâmbio principalmente na área de treinamento, mas também muitas doações de armamentos e equipamentos. Isso mostra a liderança por parte dos senhores, bem como o engajamento e a excelência do trabalho. Parabéns a Guarda Municipal de Campinas!”

O secretário Municipal de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública, Luiz Augusto Baggio, por sua vez, destacou que a GMC busca contribuir para a construção de uma nova Campinas, com mais inovação e soluções. “As Guardas Municipais representam hoje o que é a novidade na área de segurança, o que é o futuro na área da segurança. Guardas claramente preparadas e em formação. Temos guardas municipais de Cosmópolis, Matão, Pirassununga, Santa Gertrudes que estão e estiveram presentes em nossa Academia nesse compartilhamento entre as guardas. Parabéns a todas as guardas, à GMC e ao IAE que formam o que é o futuro das guardas municipais deste País”.

Henrique Magalhães Teixeira e secretário Luiz Baggio também entregaram homenagens a convidados durante a cerimônia. Uma das homenagens foi a entrega da “Medalha e Diploma de Honra ao Mérito” da GMC, instituída pela portaria nº 002 de 17/01/14, com a finalidade de destacar e valorizar profissionais da corporação. A escolha é feita pela secretaria entre as ocorrências de maior destaque da corporação, no período de julho/2018 a junho/2019, entre os casos que foram destaque a cada mês do ano.

Neste ano, quem recebeu a honraria foi o GM Classe Especial Evanderli Teotônio da Silva. Em 15 de outubro de 2018, mesmo estando de folga, ele evitou um feminicídio.

Também estiveram presentes na cerimônia, representantes das polícias civil, militar e federal, e autoridades políticas, civis e da área da segurança. O evento foi conduzido ao som da banda da Polícia Militar e da Banda da GMC que executaram o Hino Nacional e o Hino da Guarda respectivamente. As bandeiras foram conduzidas na cerimônia pela guarda de honra treinada na academia da GMC e formada por alunos das cidades de Cosmópolis, Matão, Pirassununga e Santa Gertrudes.

História da Guarda Municipal de Campinas

A GMC foi criada em 6 de junho de 1991 (lei nº 6.497). Mas seu aniversário é comemorado em 14 de julho. Neste dia, em 1997, se formou a 1ª turma de GMs, com 190 recrutas. Um dos guardas dessa primeira turma é hoje o comandante à frente da Guarda Municipal de Campinas, o comandante Inspetor GM Márcio Frizarin. A GMC é considerada uma das mais bem preparadas do País. Atualmente, há 699 guardas municipais na corporação: 149 mulheres e 550 homens.

Em 2018, a guarda municipal atendeu mais de 36 mil chamados. Só de ocorrências de perturbação do sossego foram mais de 7 mil. Hoje, o programa Guarda Amigo da Mulher, que auxilia mulheres vítimas de violência doméstica, atende 105 mulheres com medidas protetivas expedidas pela justiça.

A GMC de campinas conta hoje com uma estrutura de sete operacionais e uma base administrativa. Entre as bases há uma base ambiental (Jardim das Palmeiras), uma base rural (Pedra Branca) e a Base da Inspetoria de Apoio Especial (em Barão Geraldo), onde estão lotados o GAE (Grupo de Apoio Especial), o GPOM (Grupo de Policiamento Ostensivo com Motocicletas) e o Canil da GM. A corporação tem dois apoios importantes: a Academia da Guarda Municipal “Dr. Ruyrillo de Magalhães” e a Corregedoria da Guarda.

Durante a cerimônia também foi entregue a “Medalha do Decênio da Inspetoria de Apoio Especial”. Instituída pela portaria nº 07 de 11/07/19 homenageia personalidades que contribuíram com a inspetoria nestes 10 anos. São três categorias de homenageados: parceiro da inspetoria, ex-comandante da IAE e integrante da IAE.

Siga Beto Ribeiro Repórter e FATOS POLICIAIS no facebook, e fique por dentro de todas as novidades!

PUBLICIDADE
PLÍNIO DPVAT