Guarda Civil Municipal cria patrulha de proteção para mulheres vítimas de violência em Rio Claro, SP

PUBLICIDADE

Equipe especializada recebeu o nome de “Maria da Penha” e irá acompanhar mulheres que entraram com pedido de medida protetiva contra agressores.

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Rio Claro (SP) criou a “patrulha Maria da Penha” que irá fazer o acompanhamento de mulheres que estão sob a proteção de medidas protetivas.

Segundo o secretário de Segurança, Defesa Civil e Mobilidade Urbana, Marco Antonio Bellagamba, o objetivo é oferecer acompanhamento efetivo às vítimas e amparar mulheres que continuam sofrendo ameaças do agressor mesmo com medida protetiva.

São oito guardas, divididos em quatro equipes formadas por um homem e uma mulher. Os guardas que fazem parte da patrulha foram treinados e uma viatura foi destinada exclusivamente para este tipo de atendimentos que será feito 24 horas por dia.

A guarda municipal Luciana Rodrigues integra a patrulha “Maria da Penha” de Rio Claro — Foto: Reprodução EPTV

Até setembro, a justiça de Rio Claro deferiu mais de 160 medidas protetivas, de acordo com a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM). A patrulha irá conferir se a medida protetiva está sendo cumprida e, caso não esteja, irá tomar as medidas para a prisão do agressor, e espera que vizinhos e amigos do bairro criem vínculos com os guardas e contem o que se passa no dia a dia dessas mulheres.

PUBLICIDADE
PLÍNIO DPVAT