Homem de 71 anos é preso por maus-tratos a uma filha deficiente mental

PUBLICIDADE

Ele foi flagrado pelos guardas dando banho de mangueira na mulher de 44 anos no quintal da casa onde moram.

A Guarda Civil Municipal de Valinhos (SP) deteve na manhã desta terça-feira (9), um idoso de 71 anos por maus-tratos a uma filha deficiente mental. Ele foi flagrado pelos guardas dando banho de mangueira na mulher de 44 anos no quintal da casa onde moram no Jardim dos Palmares 2. No momento do flagrante a temperatura na cidade era de menos de 10ºC.

Segundo apurado no local, não é a primeira vez que isso ocorre na casa e os GCMs chegaram ao endereço após denúncia anônima, já que a mulher chorava muito durante o banho. Na mesma casa também foi encontrado um idoso de 60 anos que dormia no chão de um dos cômodos em total situação de abandono. Ele também tremia pelo frio que sentia. Segundo informações do coordenador da GCM, Sidnei Aureliano, os dois estavam quase sofrendo uma hipotermia e foram levados para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) para passar por exames.

“Já havíamos recebido uma denúncia de maus-tratos em Valinhos feita por funcionários de uma unidade de saúde, na qual relatava que a filha foi atendida no domingo (7), apresentando hematomas no corpo e muito debilitada. Passamos a monitorar o caso. Hoje pela manhã, recebemos nova ligação, dizendo que o pai dava banho na filha de mangueira”, afirmou o coordenador.

Os três moravam de favor na casa de uma mulher de 56 anos que também reside no local e faz uso de medicamentos tarja preta. Ela será indiciada por maus tratos, por ser conivente com o fato, porém se negou a ir até a Delegacia. “A dona da residência, que também faz uso de medicamentos controlados cedeu o lar para que eles pudessem ter um teto para viver. Ela não tem parentesco com essas pessoas. Além do pai e da filha, tem esse outro idoso, de mais de 60 anos, que é um morador de rua que foi acolhido pela proprietária. Eles estavam morando todo mundo junto. Mas a casa é totalmente inadequada. As condições em que estão vivendo é inadequada, não tem espaço para todos, e diante disso acionamos a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de VALINHOS”, afirmou Aureliano, da Guarda.

Como a casa está em condições inadequadas de higiene e vivência, a suspeita é que tanto o idoso de 71 anos quanto a dona do imóvel sejam acumuladores. A secretária de Assistência Social, Dulce Maria de Paula Souza, foi ao local nesta manhã, e disse que a situação dos quatro moradores estava bem comprometida. “São quatro adultos que moram na casa e que têm aspectos de acumuladores. Têm duas pessoas que me parecem comprometidas e que já são atendidas pela Secretaria de Saúde. Vamos avaliar a situação agora do ponto de vista da Saúde”, afirmou a secretária.
Valinhos.

Foto/Texto: Denny Cesare

Siga Beto Ribeiro Repórter e FATOS POLICIAIS no facebook, e fique por dentro de todas as novidades!

PUBLICIDADE
PLÍNIO DPVAT