Iniciativa cultural acontece aos domingos, na Praia da Enseada, em Guarujá (SP).
Um homem, de 59 anos, ‘troca’ livros e poesias impressas por sorrisos de moradores e turistas de Guarujá, no litoral de São Paulo. De acordo com o mediador de leitura Fábio Rogério do Nascimento, durante as manhãs de domingo, ele leva os materiais – frutos de doações – para distribuir sobre uma prancha de surfe na Praia da Enseada. O objetivo é incentivar a cultura, a brincadeira das crianças e, ao mesmo tempo, a empatia.
Segundo Fábio Rogério, tudo começou com um ‘sonho revelador’ que teve há algo em torno de cinco anos, quando visualizou, enquanto dormia, uma placa com o nome que seria da futura inciativa cultural: dê um sorriso e ganhe um livro. O projeto começou em Campo Grande (MS), em 2016, cidade onde morava. Porém, desde setembro, a ação é feita no litoral paulista e já distribuiu mais de 300 livros no local.
“Eu estava dormindo e, de repente, acordei com a imagem da placa. Naquela época, eu tinha ganhado cerca de 400 livros de um amigo, que é médico e tinha produzido uma grande tiragem da própria obra. Mandei fazer a plaquinha e, no domingo seguinte, já estava em uma avenida local distribuindo”, lembrou o idealizador.
Livros, poesias e pipas
Ainda de acordo com o idealizador, os itens ‘trocados’ por sorrisos foram selecionados ao longo dos anos. Primeiro, os livros, depois, as poesias impressas, que recebem autorização prévia dos autores. Atualmente, ele também entrega pipas e linhas a crianças que doarem livros infantis em bom estado ao projeto.
“Comecei a colocar as pipas e linhas para ‘trocar’ depois de ganhar mais de duzentas delas de outro amigo. A ideia dessa troca surgiu da tentativa de resgatar a essência bonita e pura que tínhamos na nossa infância”, acrescentou Fábio Rogério.
Doações
Os interessados em trocar sorrisos por livros e poesias, obras da literatura infantil por pipas ou até mesmo doar itens para futura distribuição em Guarujá (SP), podem encontrar Fábio Rogério e sua prancha de surfe na Praia da Enseada, na altura da Avenida Miguel Stefano, esquina com a Rua Veraneio, aos domingos de manhã.