Torneiro mecânico foi surpreendido com armas com silenciadores, munições e pássaros silvestres em cativeiro sem autorização. Pelos animais presos, homem foi autuado em R$ 1,5 mil.
Um torneiro mecânico de Pederneiras (SP) foi preso na tarde desta sexta-feira (25) ao ser surpreendido em sua oficina pela Polícia Ambiental de Barra Bonita com várias armas com silenciadores, munições e pássaros silvestres em cativeiro, sem autorização.
Os policiais seguiram uma denúncia anônima de que o suspeito mantinha esse material ilegal e os animais silvestres em uma oficina de tornearia situada no bairro Parque da Colina.
No local, os policiais apuraram que o torneiro mecânico de 56 anos estaria consertando ilegalmente espingardas que seriam utilizadas em caça predatória na região.
Na oficina, foram apreendidas uma espingarda calibre 38 e uma carabina puma calibre 38, ambas com silenciadores, uma espingarda calibre 36, munições dos calibres 38 e 36, dois canhãozinhos de calibre 32 (espécie de armadilha) utilizados para caça, um pio de caça e três pássaros silvestres em cativeiro, sem autorização ambiental.

O suspeito, que assumiu a posse de apenas uma espingarda, negou a prática de caça predatória. Ele foi conduzido à delegacia de Pederneiras, onde foi autuado em flagrante pelo crime de posse ilegal de armas e munições e por crime ambiental contra a fauna.
Pelo cativeiro dos pássaros sem autorização, o torneiro recebeu uma multa no valor de R$ 1,5 mil. O infrator foi preso e encaminhado para a cadeia pública de Avaí, onde ficará à disposição da Justiça.
Os pássaros foram examinados por um veterinário voluntário, que constatou que eles havia sido capturados recentemente. Por isso, eles foram soltos em uma reserva ambiental da região.
