Horário de verão começa neste domingo (4). Como isso afeta as crianças?

PUBLICIDADE

Mudança pode afetar rotina da família. Saiba como driblar.

Você é do time das pessoas que detestam o horário de verão ou das que gostam da mudança, quando a luz do dia “se estende até mais tarde”? Seja qual for a sua preferência, o fato é que a alteração existe na maior parte do Brasil e pode, sim, afetar a rotina da família e, sobretudo, a das crianças. Isso porque embora seja apenas uma hora de diferença, nosso organismo leva um tempo para se adaptar.

Para as crianças, a hora de dormir é a mais crítica. É que o sono é diretamente influenciado pela luz do dia. A ação da melatonina, hormônio que regula o sono, é ativada pela falta de luz, ou seja, quando começa a escurecer, o corpo “entende” que vai chegando a hora do descanso. Como, durante o horário de verão, a noite vem mais tarde, o ciclo se altera.

O principal sintoma, segundo Leonardo Irerardi, do Hospital Israelista Albert Einstein, é a dificuldade na hora de dormir, mas a mudança de horário também pode deixar as crianças mais irritadas, preguiçosas e sem apetite no início. “Não se deve dormir durante o dia para ‘compensar a noite mal dormida’, e sim, ir se acostumando aos poucos com o novo horário”, recomenda.

COMO DRIBLAR OS EFEITOS DO NOVO HORÁRIO?

– Não estranhe se o apetite do seu filho diminuir. Isso é normal, já que ele terá de comer uma hora mais cedo. “Vale nos primeiros dias oferecer à criança uma dieta mais leve e até priorizar os alimentos favoritos dela”, diz Hamilton Robledo, pediatra do Hospital São Camilo (SP). Depois, gradualmente, volte com a alimentação normal.

– Para que o seu filho durma a quantidade de horas diárias de que ele precisa (veja tabela por idade), um dia antes da mudança de horário, coloque-o para deitar um pouco mais cedo. Nos outros dias, faça com que o ritual para dormir comece antes do que o comum. Se a criança adormece normalmente em 30 minutos, ela pode demorar mais do que isso durante a fase de adaptação ao novo horário.

– Evite alimentos pesados e estimulantes, como refrigerante e chocolate, antes da hora de dormir. E não inicie atividades físicas neste período, para não agitar as crianças.

– Crie em casa um ambiente tranquilo. Faça uma massagem no seu filho, leia um livro, invente uma história ou coloque uma música calma. Isso vai ajudá-lo a relaxar.


Aviso: Os comentários só podem ser feitos via Facebook e são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros, sendo passível de retirada, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Tem uma sugestão de reportagem? Nos envie através do WhatsApp (19) 99861-7717.

PUBLICIDADE
PLÍNIO DPVAT