Foram 20 famílias homenageadas, que ganharam mudas de árvores nativas brasileiras. Elas foram plantadas no jardim do hospital.
Um hospital em Ribeirão Preto (SP) homenageou 20 famílias de vítimas que morreram por Covid-19 na terça-feira (29). A solenidade foi realizada no jardim externo do hospital, onde as famílias plantaram essas árvores, simbolizando a continuação da vida. “Para nós, a árvore é uma continuação da vida, um ícone de renascimento destes pacientes que partiram. Elas também trazem lembranças de amor e afeto entre os familiares”, destaca a assistente social responsável pelo projeto, Jane Cristina Santos.
A ideia da homenagem surgiu a partir da percepção de que o hospital comemorava a cada paciente que se recuperava da doença, mas que as famílias que perdiam membros estavam sem acolhimento. “A homenagem que fizemos simboliza o respeito que a nossa instituição tem por este momento de emoção da perda. Sabemos que entregamos o melhor possível, mas nem sempre é suficiente. Que cada família sinta nesta ação o apoio e abraço caloroso dos profissionais”, declarou o presidente da instituição, Gustavo Ribeiro.
A empresária Karen Moreira perdeu o filho de 37 anos no dia 1 de junho para a Covid-19 e foi uma das homenageadas. “É muito doloroso, a gente nunca imagina que vai perder um filho. A árvore representa tudo. Achei essa atitude maravilhosa”, comentou.
Já o médico Vinícius Magalhães perdeu a mãe de 69 anos em setembro para o coronavírus. “Eu achei a homenagem de uma sensibilidade, de uma delicadeza muito grande. Sem dúvida, é uma forma de conforto, eu nunca tinha presenciado algo disso em nenhuma instituição”, declarou.
Para o psicólogo André Bordini, o afeto é importante em momentos de luto. “A melhor maneira de cuidar em uma situação de luto é demonstrando afeto. Então, ações como essa demonstram um nível de compaixão, de humanização e de empatia que são realmente muito importantes”, finaliza.