O crescimento em novembro, último mês analisado, foi de 0,2%.
O IBGE divulgou nesta sexta-feira (05) o índice da produção nacional da indústria. Em novembro do ano passado, o setor teve acréscimo de 0,2% em relação a outubro na série com ajuste sazonal, mesmo índice verificado no mês anterior. Esse já é o terceiro resultado positivo seguido do setor, que teve ganho acumulado de 0,9% nos últimos três meses.
Na série sem ajuste sazonal, a indústria cresceu 4,7% em comparação com novembro de 2016. No índice acumulado dos últimos 12 meses, o setor avançou 2,2%, melhor resultado desde setembro de 2013.
Entre janeiro e dezembro de 2017, a indústria avançou 2,3%, segundo o índice acumulado. O setor de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos teve variação positiva relevante no índice, com acréscimo de 19,6% no período.
Das 24 categorias pesquisadas, 12 apresentaram crescimento. A maior influência positiva foi no setor de produtos farmacoquímicos e farmacêuticos, com 6,5%, ganho de 26,6% nos últimos dois meses. O setor de perfumaria, sabões, produtos de limpeza e de higiene pessoal cresceu 1,9%, depois de recuar mais de 10% nos meses de setembro e de outubro.
Entre os ramos que apresentaram recuo no crescimento, está o de bebidas, com queda de 5,7%. Os setores de máquinas e equipamentos e de veículos automotores também estão nessa lista de impactos negativos em novembro. O resultado completo está no portal do IBGE.
Tem uma sugestão de reportagem? Nos envie através do WhatsApp (19) 99861-7717.