Idosa sofre golpe na saída de banco e perde dinheiro da aposentadoria em SP

PUBLICIDADE

Outra idosa fingiu passar mal e pediu ajuda para atravessar a rua, levando todo o dinheiro da vítima. Golpista agiu junto com um homem, segundo a família.

Por G1 Santos

Uma idosa de 70 anos foi vítima de um golpe após sacar todo o dinheiro da aposentadoria e sair de uma agência bancária em Guarujá, cidade que fica no litoral de São Paulo. A vendedora Elienay dos Santos, de 19 anos, explicou nesta sexta-feira (31) que a avó, Selma Machado de Melo, foi enganada por um homem e outra idosa, que fingiu passar mal e pediu ajuda à vítima.

Selma foi abordada ao sair de um banco na Avenida Santos Dumont, no Distrito de Vicente de Carvalho, por volta das 14h. Ela utilizou o caixa eletrônico para sacar toda a aposentadoria, em torno de R$ 800.

“Saindo do caixa eletrônico, o rapaz que aparece no vídeo a abordou, falando que a carteira dela tinha caído e que ele havia encontrado. Quando a minha avó pegou a carteira na mão, disse que não era dela, então, apareceu outra idosa falando que era a dona daquela carteira”, diz a neta.

Segundo Elienay, depois disso, a golpista se mostrou aliviada e agradeceu ao homem e sua avó por terem encontrado a carteira dela, mas disse que estava passando mal e pediu para a vítima que a acompanhasse na calçada e a ajudasse a atravessar a rua, afirmando que era dona de uma loja do outro lado da avenida.

“Então, minha avó ajudou [conforme mostra o vídeo], e o rapaz o tempo todo estava do lado. Minha avó, até então, não tinha entendido por que o rapaz estava indo. Então, a idosa [golpista] disse que precisava dar um recompensa aos dois por ajudá-la. Minha avó chegou a dizer que não precisava, mas ela insistiu. Chegando à esquina, em uma loja, ela falou que ‘só tem um problema, não pode entrar de bolsa na loja, se quiser, eu seguro para você’. Minha avó, inocente, deu a bolsa. Ela foi andando para a frente, quando se deu conta, voltou, mas os dois já tinham sumido”, explica a neta.

Elienay publicou no dia seguinte um texto contando o ocorrido e pedindo para que as pessoas compartilhassem, para que não houvessem outras vítimas. Então, um rapaz a chamou e disse que, ao sair do trabalho, encontrou uma sacola rasgada com documentos de uma idosa. Ao checarem os dados, confirmou-se que eram os documentos da avó, que foram recuperados.

“Levaram todo o dinheiro, celular e cartões do banco. Deixaram apenas os documentos e a chave. Com certeza, já estavam observando ela antes de aplicarem o golpe. Estamos divulgando para que não aconteça com mais ninguém, porque a gente nunca imagina que uma idosa tenha coragem de fazer uma coisa dessas com outra pessoa de idade. Minha avó ficou desesperada e revoltada, está desde o acontecido sem dormir”, destaca a vendedora.

A idosa segue abalada desde o ocorrido e a família passou a divulgar o caso como forma de alerta. Foi registrado um boletim de ocorrência no dia em que a vítima sofreu o golpe, na segunda feira (27), na Delegacia Eletrônica da Polícia Civil.

PUBLICIDADE
PLÍNIO DPVAT