Polícia Militar Ambiental também localizou uma espingarda de calibre 32 e munições no imóvel. Pássaros foram encaminhados para a Associação Protetora dos Animais Silvestres de Assis (SP).
Um homem de 60 anos recebeu uma multa no valor de R$ 1,5 mil por manter aves sem autorização em sua residência, em Mirante do Paranapanema (SP), nesta sexta-feira (8).
No local, a Polícia Militar Ambiental também localizou uma espingarda de calibre 32 e seis munições sem documentação. Uma equipe da corporação recebeu uma denúncia de aves em cativeiro e foi até o imóvel. O idoso autorizou a entrada dos policiais e acompanhou a vistoria.
No fundo da residência havia várias gaiolas com pássaros, sendo um periquito-de-encontro-amarelo, duas aves da espécie periquitão-maracanã e um papagaio-verdadeiro. Questionado, o morador disse que não tinha autorização do órgão competente para manter as aves em cativeiro.
Diante dos fatos, a polícia emitiu um auto de infração ambiental no valor de R$ 1,5 mil, referente às aves periquito-de-encontro-amarelo e periquitão-maracanã por estarem em estado bravio, e um auto de infração na modalidade advertência, referente ao papagaio-verdadeiro (por estar domesticado). Ambas autuações foram feitas por manter espécies da fauna silvestre em cativeiro, conforme o artigo 25, parágrafo 3°, inciso III da resolução SMA 48/2014.
Durante a vistoria, os militares também encontraram uma espingarda de calibre 32 e seis cartuchos do mesmo calibre sem documentação. O idoso foi conduzido até a delegacia da Polícia Civil da cidade e liberado posteriormente.
As aves foram apreendidas e encaminhadas para a Associação Protetora dos Animais Silvestres de Assis (APASS).