Lar Betel vive um surto de coronavírus desde o final de março e já teve sete mortes de residentes. Instituição já confirmou 47 casos entre idosos e funcionários; dois tiveram alta e sete continuam internados.
Dois idosos do Lar Betel, em Piracicaba (SP), que estavam internados no Hospital Regional tiveram alta nesta quarta-feira (29). Vídeos registrados pela equipe médica mostram eles deixando a unidade com a comemoração das pessoas. O asilo vive um surto de coronavírus e já teve sete mortes de residentes pela doença.
Um dos pacientes é um homem de 88 anos que estava internado no hospital há cinco dias. Na saída, ele foi aplaudido pelos funcionários, e chegou inclusive a agradecer com a mão.
A segunda é uma idosa, de 80 anos, que ficou 10 dias internada também na unidade em Piracicaba.
O Hospital Regional informou que os dois tiveram uma boa evolução do quadro clínico e receberam alta, sem mais sintomas da Covid-19. Apesar disso, eles ainda serão acompanhados por mais 10 dias de precaução.
Surto de Covid-19
O Lar Betel informou que, até esta publicação, já somava 47 confirmações de Covid-19: 33 pacientes são idosos e 14 são funcionários – três deles continuam afastados da instituição. Sete idosos ainda estão internados por causa da doença.
Entre os pacientes testados positivos para Covid-19, sete idosos morreram. A primeira morte ocorreu no dia 23 de abril e a última na terça-feira (28). A vítima mais nova tinha 73 anos e a mais velha, 87.
Os primeiros casos do novo coronavírus no Lar Betel foram identificados entre enfermeiros, funcionários da casa, ainda no mês de março. Só depois idosos que viviam lá começaram a apresentar os sintomas e acabaram internados.
Saúde tem equipe no asilo
Nesta quarta-feira (29), começou a atuar dentro do lar uma equipe da Secretaria de Saúde com médica, enfermeira e técnica de enfermagem para ajudar os funcionários. Até esta sexta (1º), a expectativa é que todas as pessoas no asilo sejam testadas.
Segundo último levantamento do asilo, 68 idosos já fizeram o teste entre 75 moradores, segundo a saúde, e entre os funcionários, 36 dos 77 já foram testados. O presidente da instituição, luiz adalberto dos santos, disse que a testagem continua nesta quinta-feira (30).
MP acompanha o caso
O Ministério Público (MP) de Piracicaba instaurou um procedimento para acompanhar a situação do lar. A instituição respondeu ao ofício da Promotoria nesta quarta, e de acordo com o promotor Luiz Sérgio Catani, a princípio, todas as medidas de prevenção e controle estão sendo tomadas corretamente na casa.
Entre as ações, há equipamentos de proteção individual e higiene, o isolamento tem sido feito internamente e funcionários estão sendo treinados com a ajuda de profissionais da Secretaria de Saúde.
O MP vai continuar acompanhando o caso e vai pedir à prefeitura as informações sobre os testes que estão sendo feitos na instituição.