O projeto oferece atividades que unem fotografia e alimentação de forma lúdica e educativa para as famílias da cidade
Com oficina no sábado (23) na Biblioteca Municipal Martinico Prado, os moradores de Araras irão receber a visita da Caravana Fotográfica da ImageMagica, com o patrocínio da Nestlé e o apoio do Proac. O projeto oferece atividades que unem fotografia e alimentação de forma lúdica e educativa para as famílias da cidade. O principal objetivo da ação é proporcionar para o público uma experiência de aprendizado e reflexão sobre a alimentação saudável. O tema é promovido pelo programa Unidos por Crianças mais Saudáveis, iniciado pela Nestlé na cidade em março de 2017 e que tem como objetivo estimular pais e educadores a incorporarem hábitos de vida mais saudáveis na rotina das crianças de cinco a dez anos.
Os participantes poderão acompanhar oficinas que utilizam a fotografia em diversos meios, como instrumento para a imersão no tema. Na oficina de fotografia digital, por exemplo, o público aprenderá inúmeras técnicas para produzir uma foto e também sobre como a imagem pode ser usada como ferramenta de percepção do ambiente ao nosso redor, inclusive sobre o que comemos no dia a dia.
Depois da introdução ao tema e de um bate-papo sobre o assunto, os participantes sairão para fotografar e colocar os conhecimentos em prática, sempre guiados pelos educadores da ImageMagica. Serão produzidas fotos individualmente e legendas para complementar a mensagem que o autor da foto quer passar. Essas atividades buscam trazer uma abordagem única e diferenciada sobre o tema, que inclui o entendimento das propriedades nutricionais dos alimentos, a importância das escolhas saudáveis e as diversas maneiras de se alimentar bem de forma prática e acessível.
Livro de receitas exclusivo
As imagens captadas pelos participantes serão utilizadas como capa para um livro de receitas que será entregue a cada um no final das oficinas. O livro conta, ainda, com um espaço onde os participantes podem incluir suas próprias receitas, deixando-o mais personalizado. A previsão é que 420 pessoas participem dos encontros do projeto na cidade. Embora as vagas sejam limitadas, o impacto da ação vai bem além dos encontros presenciais, pois durante as atividades os participantes serão estimulados a multiplicar o conteúdo que foi visto para seus familiares e conhecidos.
Como é feita a inscrição?
Para se inscrever, o interessado deve ir a um dos locais onde acontecerão os encontros e preencher um cadastro. A inscrição deve ser feita no mesmo local onde se deseja fazer a oficina, no prazo de até um dia antes da realização do encontro. As oficinas são gratuitas.
Locais das primeiras oficinas
23/09 – Biblioteca Municipal Martinico Prado
30/09 – Centro Cultural Leny de Oliveira Zurita
07/10 – CEU José Olavo Paganotti
14/10, 21/10, 28/10 – Os encontros acontecerão nos mesmos locais citados acima em ordem a ser definida.
Horários
Das 9h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00.
Sobre a ImageMagica
Criada em 1995, em São Paulo, pelo fotógrafo documentarista André François, é uma Organização da Sociedade Civil (OSC), sem fins lucrativos, que desenvolve ações das áreas educacional, cultural e de saúde, sempre usando a fotografia e a linguagem visual como ferramentas de trabalho. Por meio da fotografia, aplica seus projetos em escolas e hospitais, possibilitando a reflexão sobre a realidade de cada um e a transformação social. Além disso, desde 2005, André François realiza documentários fotográficos sobre a saúde no Brasil e no mundo.
Dentre os principais prêmios e títulos de reconhecimento que a ImageMagica recebeu estão ações premiadas pela International Union for Health Promotion and Health Education; organização representante da América Latina credenciada pelo DPI (Departamento de Informação Pública) da ONU, desde 2006; 1º lugar na categoria “Comunicação e Saúde”, prêmio concedido pela Organização Pan-Americana da Saúde, além de André François ter sido finalista do prêmio Empreendedor Social 2006, da Schwab Foundation.