É possível existir uma gasolina sem petróleo? Segundo uma empresa da área, sim! Entenda do que se trata esse novo combustível.
A questão dos combustíveis fósseis tem estado em alta já faz algum tempo. Uma das maiores preocupações mundiais com relação ao uso desses combustíveis diz respeito à necessidade de reduzir a emissão de gases poluentes, que possam causar danos à camada de ozônio. Isso acontece já que a camada de ozônio consegue formar uma proteção contra os raios ultravioletas.
Agora, a austríaca multinacional Porsche, em conjunto com a empresa chilena Higly Innovative Fuels (HIF Global), anunciaram que estarão sendo responsáveis pela produção de uma nova gasolina que não contará com o petróleo em sua composição. Veja mais a seguir.
Nova gasolina sem petróleo
Antes de mais nada, é importante destacar que a nova gasolina, que não contará com petróleo no seu processo de produção, será produzida a partir de dióxido de carbono e água. Nesse sentido, quando abastecida nos veículos, ela contará com uma emissão muito mais baixa de gases poluentes quando comparada à versão da gasolina regular.
No entanto, a Porsche não foi a única empresa que anunciou que começará a produção de gasolina. Dessa maneira, outras empresas que firmaram o acordo para produzir essa nova gasolina são: Gasco, ENAP, Enel Green Power, ExxonMobil e a Siemens Energy.
Somente a Porsche planeja produzir cerca de 550 milhões de litros dessa nova gasolina até o ano de 2027, de acordo com a parceria firmada com a empresa chilena.
Para que o acordo pudesse ser firmado, a nova gasolina abasteceu o Porsche 911, um dos modelos da empresa. Com isso, o objetivo foi o de demonstrar que o combustível podia ter capacidade de ser usado mesmo em veículos que tivessem o modelo de combustão comum.
Planejamento da produção
De acordo com o que se sabe até o momento, a produção da nova gasolina sem petróleo terá 55 milhões de litros produzidos durante os primeiros anos. Essa previsão será até 2025. Em seguida, depois disso, entre 2026 e 2027, a previsão é de que a marca de 500 milhões seja alcançada.
Vale a pena ressaltar que essa nova gasolina sem petróleo poderá representar um marco para o setor automobilístico. Isso acontece já que será possível que os veículos mantenham o tanque de combustão comum, mas com o abastecimento de um combustível que não agride tanto o meio ambiente na comparação com a gasolina comum e com outros combustíveis fósseis.
Como dito anteriormente, como a nova gasolina sem petróleo consegue permitir que haja a redução da emissão de gases poluentes na atmosfera. Assim, os cidadãos poderão contar com uma alternativa mais ecológica. Além disso, ela também representa uma alternativa aos carros elétricos. Eles também vieram com a promessa de auxiliar o meio ambiente e de serem uma opção aos carros comuns.
Eles também estão se popularizando no mundo e a intenção é de aumentar a frota desses carros no futuro. Isso para que haja a redução dos carros comuns até 2035.