Índice de isolamento social registrado no sábado foi de 44% em Araras, SP

PUBLICIDADE

A fase vermelha anunciada pelo governador tucano na quarta-feira (3) vale até o dia 19 de março.

A taxa de isolamento social registrada neste sábado (6) na cidade de Araras (SP), chegou a 44%, segundo dados do Sistema de Monitoramento Inteligente do Governo de São Paulo que atualiza diariamente índice de adesão ao isolamento social no Estado. Já no domingo (7), o número chegou a 51%. Esse foi um dos melhores desempenho desde o dia 10 de abril, quando a cidade registrou 61%.

“Parabéns a nossa cidade. Ontem, segundo o sistema de monitoramento, conseguimos o maior índice de isolamento desde 20 de maio de 2020, com 51%. Sábado também melhoramos, com 44% de isolamento. Podemos melhorar, pois ainda vemos aglomerações, que mesmo com todo o esforço da fiscalização, são difíceis de conter. Contamos com vocês. Vai passar. Juntos, vamos conseguir”, disse o prefeiro Pedrinho Eliseu.

O isolamento social é medido pelo Simi (Sistema de Monitoramento Inteligente), que acompanha 104 municípios com mais de 70 mil habitantes por meio de sinal de aparelhos celulares. Este final de semana foi o primeiro da fase vermelha do Plano São Paulo, a mais restritiva com relação a medidas de prevenção à Covid-19, que entrou em vigor em todo o estado no último sábado (6).

A fase vermelha anunciada pelo governador tucano na quarta-feira (3) vale até o dia 19 de março. Ela foi adotada como uma tentativa para frear a quantidade de casos e mortes, que vem crescendo de forma acelerada nos últimos dias. A OMS (Organização Mundial de Saúde) recomenda que a taxa de isolamento social deva ser superior a 70%.

Desde o início da quarentena, as autoridades de Saúde do estado consideraram o nível de 55% como patamar mínimo a ser atendido. Esta segunda-feira (8) foi o primeiro dia útil na fase vermelha do Plano São Paulo, que permite o funcionamento apenas de serviços considerados essenciais. 

PUBLICIDADE
PLÍNIO DPVAT