INSS passa a fazer prova de vida com vacinação, renovação de CNH ou declaração do IR

PUBLICIDADE

Apesar de não ser mais obrigatório, caso o segurado deseje, poderá realizar o procedimento pelos meios de atendimento no app Meu INSS ou na agência bancária.

Portaria que regulamenta os novos procedimentos do Instituto Nacional do Seguro Social foi assinada na terça-feira, 24 de janeiro. O INSS terá 10 meses, a partir da data de nascimento do beneficiário, para comprovar se ele está vivo.

Caso não consiga fazer a verificação, o segurado terá mais dois meses para atualizar a situação, sem prejuízo dos recebimentos. Nesse caso, ele será notificado pelo aplicativo Meu INSS, por telefone, pela Central 135, ou pelos bancos para se identificar e informar o governo.

Leia também:

  1. URGENTE! Parte do muro de creche desaba após forte chuva em Araras, SP
  2. Prefeito Pedrinho Eliseu anuncia lançamento do Distrito Industrial VII na região Norte de Araras, SP
  3. Homem é preso pela ROMU após descumprir medida protetiva, invadir a casa de sua ex-mulher e tentar agredi-la em Araras, SP
  4. “Estou desesperada”: Mulher com filho pequeno tem carro furtado em frente ao seu trabalho no Centro de Araras, SP

A comprovação de vida será buscada pelo INSS nos acessos do beneficiário aos serviços da plataforma gov PONTO br; se houver empréstimo consignado por reconhecimento biométrico; vacinação, cadastro ou recadastramento em órgãos de trânsito ou segurança pública, atualizações do CadÚnico, votação nas eleições, declaração de Imposto de Renda, ou recebimento do pagamento do benefício com reconhecimento biométrico.

Apesar de não ser mais obrigatório, caso o segurado deseje, poderá realizar o procedimento pelos meios de atendimento no app Meu INSS ou na agência bancária. No app ou pelo telefone 135 também será possível confirmar se a prova de vida foi realizada.

PUBLICIDADE
PLÍNIO DPVAT