Instituição defensora de animais emite nota de repúdio contra montaria em touros que será realizada em Araras, SP

PUBLICIDADE

Não queremos esporte para competição de montaria em touros na cidade, diz ONG

Em nota de repúdio distribuída à imprensa no início da tarde desta segunda-feira (10), a direção da ONG – Sempre a Seu Lado de Araras (SP), protesta contra o esporte para competição de montaria em touros que será realizada na cidade, conforme divulgou o portal Repórter Beto Ribeiro.

A instituição diz em trecho da nota que “Esses animais sofrem estresse, pavor e os participantes costumam argumentar que a cinta amarrada na virilha do animal não é apertada, o que não é verdade, é “conversa pra boi dormir”.

Leia a nota na íntegra abaixo:

Araras não deve ser palco de tortura contra animais – Não queremos esporte para competição de montaria em touros na cidade.

Qualquer submissão a dor é cruel e perversa e, é este tipo de prática que devemos combater para uma sociedade mais humana e menos violenta. Para os animais, a noção é a mesma, todo ser vivo submetido à situações de abusos torna explícita a condição do contexto de um grupo de pessoas, mostra a realidade, os níveis de estruturação social, educacional, de saúde e renda. 

Então, o que dizer sobre a Temporada de Montaria que está programada para ocorrer no Ginasio Municipal de Esportes Nelson Rüegger,de Araras, em março deste ano? É a primeira vez que tal evento é programado para ser realizado no município. A empresa norte-americana, Professional Bull Riders, PRB, é a organizadora do festival. 

A PBR é a principal liga de montaria em touros do mundo e a maior da categoria no país. Agora, como porta voz da proteção animal na região, a Sempre a Seu Lado, questiona: “E nós concordamos com um esporte autodenominado como radical, onde de forma bizarra usa o animal forçosamente para mostrar seu alto nível de aventura e radicalidade e pular com o quadril amarrado e mais alguns requintes de tortura extremamente desagradáveis para o animal?”.

É obviamente que não, somos expressamente contra este esporte que vem de uma cultura pré histórica. Esses animais sofrem estresse, pavor e os participantes costumam argumentar que a cinta amarrada na virilha do animal não é apertada, o que não é verdade, é “conversa pra boi dormir”. Seja isto, ou qualquer outra técnica, o animal não quer ser atração ou ser incomodado, tirado de seu habitat. Uma festa que se dá sobre a dor, o incomodo do animal. Desta festa, o boi não leva nada e também não há nada que possa o interessar.

Solicitamos um parecer dos setores envolvidos do poder público. Acreditamos que muitos munícipes concordam com nosso posicionamento. Outras ações e projetos poderiam compreender as necessidades e atingir os interesses da população na cidade. As ações de proteção animal do poder público se tornam inócuas quando não conseguem proteger de fato os animais no próprio município.

Daniela Silva – Assessora de Comunicação e Marketing da ONG Sempre a Seu Lado

Sobre a montaria

Pela primeira vez, o Ginásio Municipal de Esportes “Nelson Rüegger”, em Araras (SP), vai sediar uma prova de montaria em touros. E será a primeira cidade do estado de São Paulo a receber o novo formato de evento que a PBR – Professional Bull Riders está trazendo para o Brasil, focada apenas no esporte mais radical do planeta.

Além das montarias, haverá praça de alimentação com show após o evento, que em breve iremos divulgar. Anote na agenda: dias 13 e 14 de março, os portões serão abertos às 19h e as montaria começam pontualmente às 21h. 

A PBR é a principal liga de montaria em touros do mundo e a maior da categoria no país. Esta é a primeira etapa da temporada 2020 no Brasil, e a expectativa é que o evento consiga atrair milhares de pessoas que são amantes desse tipo de esporte.

PUBLICIDADE
PLÍNIO DPVAT