Instituto Avon lança programa para combater a violência doméstica

Young woman showing her denial with NO on her hand. Focus on hand. Timid woman symbol of violence in the family
PUBLICIDADE

A ação busca enfrentar os desafios da denúncia, investigação e solução dos casos de violência contra mulheres e meninas durante o isolamento social.

Por Mariana Lima

Em parceria com 11 instituições da iniciativa privada, sociedade civil e do poder público, o Instituto Avon lançou o Programa Você Não Está Sozinha, que faz parte da plataforma #IsoladasSimSozinhasNão.

A ação surgiu como uma resposta ao aumento nos índices de violência doméstica durante a pandemia de Covid-19, devido ao isolamento social para conter o avanço da doença.

Mulheres que vivem o ciclo de violência tendem a se sentir sozinhas e sem a proteção de órgãos de segurança. Durante o isolamento social, elas acabam confinadas com seus agressores, aumentando a sensação de solidão e dificultando a realização da denúncia.

O programa surge para facilitar esse apoio, funcionando como uma ponte entre as necessidades básicas e psicológicas das vítimas e os recursos disponíveis.

A partir de um questionário que avalia o risco e a intensidade da violência, uma assistente virtual direciona as mulheres aos serviços necessários aos seus casos. Plataformas de apoio jurídico e psicológico, como o Mapa do Acolhimento, estão sendo indicadas.

Além disso, o Instituto Avon firmou uma parceria com o Grupo Pão de Açúcar (CPA) para doar cestas básicas às mulheres em situação de alta vulnerabilidade. A doação, no entanto, depende da disponibilidade e dos critérios de vulnerabilidade e insegurança alimentar.

O Instituto Avon reforçou o contato com o Ligue 180, principal canal de orientação à mulher em situação de violência pelo país. E serão destinados recursos a casas de passagem e abrigos provisórios em alguns estados brasileiros.

Todos os serviços disponíveis por meio do programa podem ser consultados no site da plataforma.

PUBLICIDADE
PLÍNIO DPVAT