Local está sem documentação e, além de regularizar, prefeitura quer aumentar número de cooperados de 30 para 80
A cidade de Araras (SP) está reciclando apenas 1% do seu lixo. De acordo com a Prefeitura, a cooperativa de reciclagem está irregular, mas uma parceria foi mantida que o serviço não fosse totalmente paralisado.
“Nós precisamos primeiro fazer a parte legal da cooperativa. Hoje existe cerca de 30 cooperadas e queremos começar uma cooperativa com 80 famílias, legalizadas, uniformizadas, tendo INSS recolhido para que elas tenham direitos”, afirmou o Secretário de Serviços Públicos, Carlos Cerri Júnior.
Até 30% poderia ser reciclado
A cidade produz 3 mil toneladas de lixo por mês, mas apenas 30 toneladas são recicladas. Dessa forma, o restante está sendo levado para o aterro sanitário de Paulínia. A Prefeitura estima que entre 25% a 30% do lixo poderia ser reciclado.
Coleta
Com a falta de atuação da cooperativa, a coleta não está sendo feita corretamente. “Tem muitos catadores, mas uma boa parte [do lixo] fica na rua e agora na época das chuvas, a água leva tudo para os bueiros”, observou o pintor Marcos Larmelino.
De acordo com o secretário de Serviços Públicos, todos os cooperados já foram recadastrados e a situação deles está sendo regularizada. Quem tiver interesse em entrar na cooperativa, pode procurar o Departamento de Meio Ambiente, que fica na rua Cândido Lacerda, 231, no Centro. Mais informações pelo telefone (19) 3547-8806.